Quarta dose para maiores de 18 anos: cidade de São Paulo libera vacina

Saúde
09 de Agosto, 2022
Quarta dose para maiores de 18 anos: cidade de São Paulo libera vacina

Nesta terça-feira (9), a cidade de São Paulo liberou a quarta dose para maiores de 18 anos. De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação, ela pode ser concedida desde que a última aplicação tenha acontecido há pelo menos quatro meses. Ainda segundo a nota oficial sobre o assunto, 911.701 pessoas estão elegíveis para esta nova etapa da imunização.

“Esse é mais um passo importante na nossa luta contra a Covid-19. Portanto, é fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”, reforçou Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal da Saúde, no documento.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas da cidade de São Paulo. Além disso, é possível encontrá-las em três Centros de Saúde (CSs), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e megapostos.

Em suma, a cidade de São Paulo já aplicou 34.672.988 doses dos imunizantes. Portanto, isso significa que a cobertura vacinal para adultos está em 107,4% em relação a segunda dose e 83,7% diante da terceira. Já no que diz respeito a quarta, estima-se que a proteção do público elegível está em 53,5%.

Leia mais: Afinal, quais são os benefícios da vacinação contra a Covid-19?

Além da quarta dose para maiores de 18 anos…

Desde o fim de julho, na cidade de São Paulo, a quarta dose estava liberada para pessoas com mais de 30 anos, com a condição de que a última aplicação tivesse acontecido há pelo menos quatro meses. Em suma, além da determinação pela faixa etária, a dose adicional estava aprovada para:

  • Profissionais de saúde maiores de 18 anos;
  • Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos (inclusive gestantes e puérperas);
  • Adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas).

Recentemente, iniciou-se também a vacinação de crianças de três e quatro com comorbidades, deficiência e indígenas, na cidade de São Paulo. Este importante passo diante da imunização infantil foi dado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da CoronaVac para o público de três a cinco anos.

Sabe-se também que a Pfizer submeteu o pedido de ampliação do uso da vacina Comirnaty para o público de seis meses a quatro anos, no Brasil. No entanto, até o momento, a Anvisa não liberou nenhuma resposta a respeito da solicitação, mas possui 30 dias para fazer isso contando a partir de 1 de agosto.

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Diminuir os impactos do tempo seco
Beleza Bem-estar Saúde

Como diminuir os impactos do tempo seco na pele?

Evitar banhos quentes e usar sabonetes líquidos com hidratante são algumas das dicas

mulher sentada no chão, encostada na parede, apresentando os sintomas de esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Sintomas de esquizofrenia: como identificar e diagnóstico

Entender como a esquizofrenia se manifesta é importante para ajudar no diagnóstico e tratamento precoce.