Usar potes plásticos no micro-ondas pode intoxicar comida, revela pesquisa

Alimentação Bem-estar Saúde
31 de Agosto, 2023
Usar potes plásticos no micro-ondas pode intoxicar comida, revela pesquisa

Esquentar comida no micro-ondas causa câncer: essa não é mais uma crença popular. De acordo com um novo estudo, usar potes de plástico pode liberar milhões de partículas minúsculas, os microplásticos, nos nossos alimentos. Como consequência, podem surgir problemas de saúde graves. Entenda mais sobre o estudo.

Leia mais: Podemos ingerir até 5g de microplásticos por semana, diz estudo

Estudo investigou as consequências de usar potes plásticos no micro-ondas

Um estudo publicado na revista científica Environmental Science & Technology analisou a segurança de usar potes plásticos aquecidos no micro-ondas. A descoberta dos pesquisadores é preocupante.

De acordo com os cientistas, a ingestão desses alimentos ocorre simultaneamente à ingestão de pequenos pedaços de plástico, causando diversos problemas de saúde. Assim, eles se acumulam em órgãos como fígado, rins e cérebro e promovem desequilíbrio de flora intestinal. Uma vez no nosso corpo, os microplásticos passam a se acumular. Eles podem iniciar processos inflamatórios e comprometimento celular, alteração nas funções imunológicas, desbalanço na flora intestinal, problemas respiratórios, câncer e iniciar processos neurodegenerativos.

Em crianças, a gravidade pode ser ainda maior, já que os polímeros são matéria-prima na produção de mamadeiras. Os plásticos que usamos no dia a dia são repletos de aditivos químicos para moldar desde materiais como a sacolinha de supermercado até canos de PVC.  Naturalmente, toda essa estrutura complexa se desintegra em pequenos pedaços, formando micro ou até mesmo nanoplásticos. O fenômeno se intensifica ainda mais quando o material passa por condições adversas, especialmente no caso do micro-ondas.

Detalhes sobre o estudo

Para avaliar esse fenômeno, os pesquisadores compraram comida para bebês de duas marcas comerciais dos Estados Unidos. Para melhorar a acurácia das análises, a comida foi substituída por água deionizada, que simula alimentos como iogurtes, e acidificada, correspondente àqueles mais cítricos.

Os potes, feitos de polipropileno, passaram por diferentes testes para avaliar sua segurança simulando usos comuns. Além do micro-ondas, os cientistas usaram os vasilhames para guardar comida fora e dentro da geladeira e em ambientes muito quentes. Depois, o conteúdo foi recolhido, a água removida, e os pesquisadores compararam a quantidade de plástico deixado para trás.

Usar potes plásticos: o que o estudo descobriu?

De acordo com a agência americana de vigilância sanitária, vasilhas de polipropilenos são seguros. No entanto, os resultados do estudo mostram o contrário. Assim, os cientistas constataram que usar potes plásticos no micro-ondas por apenas 3 minutos foi o suficiente para liberar até 4,7 milhões de partículas de microplásticos por centímetro cúbico de material.

Quando usados apenas para armazenar os alimentos, os potes foram mais seguros, e levaram a liberação menor de partículas. Ainda assim, os pesquisadores desaconselham o uso por longos períodos de tempo. Além disso, os pesquisadores também viram que os nanoplásticos — fragmentos ainda menores de material — foram mil vezes mais abundantes, em média.

De acordo com especialistas, os nanoplásticos são ainda mais perigosos. Isso porque as nanopartículas, em particular, são capazes de permear as barreiras celulares do nosso corpo e cair na circulação sanguínea ou linfática. A partir daí elas atingem sistemicamente todo o organismo.

As pequenas partículas também se tornaram um problema ambiental. Isso porque, no meio ambiente, animais consomem esse material e, em seguida, viram alimento humano. E assim estamos cada vez mais expostos a esse perigo. Hoje os microplásticos estão por toda a parte. Um estudo conduzido por pesquisadores chineses mostrou que até mesmo o leite em pó pode estar contaminado, para a preocupação daqueles que têm crianças pequenas.

Por fim, a pesquisa traz evidências suficientes para buscarmos uma mudança de hábitos. Para isso, é preciso deixar o plástico de lado na hora de esquentar comida. Ao usar o micro-ondas, recipientes de vidro são a melhor pedida. Além disso, o ideal é não utilizar potes de plástico para armazenar comida.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva