Podemos ingerir até 5g de microplásticos por semana, diz estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
06 de Abril, 2022
Podemos ingerir até 5g de microplásticos por semana, diz estudo

Se te falassem que você está comendo plástico sem perceber, você acreditaria? A afirmação pode parecer absurda, mas é verdadeira. O plástico é um material utilizado na produção de muitos itens quase indispensáveisna rotina — como garrafinhas, canetas ou o próprio celular. Antigamente, acreditava-se que uma pessoa poderia engolir o equivalente a um cartão de crédito por ano em microplásticos. Entretanto, de acordo com um estudo da Universidade Médica de Viena, consumimos essa quantidade em apenas uma semana.

A pesquisa foi realizada em 2019 e descobriu que os humanos consomem cerca de cinco gramas de pequenas partículas de plástico por semana. Tal quantidade é associada a alguns malefícios para a saúde, desde uma possível alteração da composição do microbioma intestinal até um risco maior de desenvolvimento de câncer.

Apesar de o estudo ter sido conduzido há alguns anos, foi agora que pesquisadores da Universidade Vrije, em Amsterdam, conseguiram detectar pela primeira vez esses fragmentos de plástico em amostras de sangue.

Como ingerimos microplásticos?

Os cientistas encontraram microplásticos no sangue de 77% dos 22 doadores anônimos saudáveis. Eles perceberam que, em média, existia 1,6 micrograma desses fragmentos para cada mililitro de sangue.

Mas de onde vem todo esse plástico? Os resultados revelaram que os tipos mais frequentes são provenientes de garrafas PET e sacolas de supermercado. Uma pessoa que bebe de 1,5 a 2 litros de água na garrafa por dia, por exemplo, pode contabilizar 90 mil fragmentos de plástico no organismo ao final do ano.

Riscos de ingerir plástico

Os possíveis riscos gerados pelo consumo dessa quantidade de microplásticos ainda não estão bem definidos. No entanto, uma preocupação dos pesquisadores é o local em que tais fragmentos podem se infiltrar (seja em tecidos ou órgãos do corpo humano). Além disso, a possibilidade de que essas partículas sejam transportadas por células imunológicas e afetem o sistema de defesa do organismo também deixa os cientistas em alerta.

É possível consumir menos?

É possível reduzir o uso de itens feitos com plástico, mas não existe comprovação de que tal prática diminuirá significativamente a ingestão de microplásticos. Entretanto, substituir sacolas, garrafas e embalagens de plástico por outras feitas com materiais mais sustentáveis é uma ótima maneira de gerar menos resíduos.

Veja alguns hábitos que você pode adotar:

  • Substituir sacolas plásticas por sacolas de algodão (ecobags);
  • Leve seus próprios talheres quando for fazer alguma refeição no trabalho ou na faculdade, assim você não precisa usar as versões de plástico;
  • Precisa comprar roupa nova? Priorize peças que são feitas de tecidos naturais e evite as de sintético;
  • Substitua a escova de dentes comum por uma de bambu;
  • Experimente usar xampu e condicionador em barra.

Leia mais: Embalagem de comida: confira os materiais mais seguros (e os menos)

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

Esquizofrenia desorganizada
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: entenda a condição

Doença afeta profundamente o pensamento e comportamento do indivíduo