Três a cada dez brasileiros terão obesidade até 2030, segundo estudo

Saúde
25 de Agosto, 2022
Três a cada dez brasileiros terão obesidade até 2030, segundo estudo

O Brasil vive uma crescente epidemia de obesidade, de acordo com o estudo “Time trends and projected obesity epidemic in Brazilian adults between 2006 and 2030”, publicado no periódico científico Scientific Reports. Entre os dados que evidenciam essa conclusão está a estimativa de que três a cada dez brasileiros terão obesidade até 2030.

Para chegar a esse desfecho, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais em conjunto com ademais instituições nacionais e internacionais analisaram os números do levantamento Vigitel, com 730.309 participantes, ouvidos entre 2006 e 2019 por meio de entrevistas telefônicas. A partir dessa avaliação, conclui-se que, por exemplo, a prevalência de:

  • Sobrepeso saltou de 30,9% para 35,1% de 2006 para 2019;
  • Obesidade avançou de 8,6% para 14,6% de 2006 para 2019;
  • Obesidade tipos 2 e 3 aumentou de 3,2% para 5,6% de 2006 para 2019.

Assim, percebe-se que a prevalência da obesidade aumentou 72% nos 13 anos analisados. Além disso, houve um acréscimo de 76% na prevalência de obesidade tipos 2 e 3.

Leia mais: Obesidade é uma doença crônica ou fator de risco? Especialista esclarece

Três a cada dez brasileiros terão obesidade até 2030: e o que mais sabe?

Já na projeção até 2030, os números mostram-se ainda mais delicados. Calcula-se que haverá uma prevalência de 68,1% para sobrepeso, 29,6% para obesidade e 9,3% para obesidade tipos 1 e 2 entre os brasileiros. Além disso, percebe-se que a predominância da obesidade será maior entre mulheres do que homens: 30,2% e 28,8%, respectivamente.

“Estima-se, inclusive, que adultos de meia-idade, negros e outras etnias minoritárias bem como aqueles com menor nível educacional terão prevalências mais altas de obesidade até 2030”, destaca o estudo.

A pesquisa ainda revela que, daqui oito anos, um quarto da população adulta pode estar vivendo com obesidade em 24 das 27 unidades geográficas do Brasil. Assim, as capitais do Norte e Centro-Oeste tendem a ser as mais afetadas, como Manaus, Cuiabá e Rio Branco. Já as menos abaladas tendem a ser Florianópolis, Palmas e Curitiba.

Vitat Cuida

Para ajudar na mudança desse cenário, afinal, essa missão é coletiva, lançamos o Vitat Cuida – De bem com seu peso. Ele é um cuidado especializado de saúde e alimentação, com uma nutricionista para chamar de sua, que vai guiá-la durante toda a jornada para reduzir os possíveis riscos de saúde associados ao excesso de gordura corporal. Vamos juntos nessa? Clique aqui para saber mais sobre o programa ou, se preferir, clique na imagem abaixo!

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show