Treino SIT: O que é, benefícios e como praticar

27 de janeiro, 2021

O treino SIT (sprint interval training) é a prática de um treino intervalado em sprints, ou seja, intercala períodos de alta intensidade, que costumam durar 30 segundos, com períodos de recuperação prolongados, que duram de 3 a 4 minutos. Sprint é a palavra usada quando um corredor da um arranco de velocidade por alguns metros, ultrapassando a velocidade normal que corre para aumentar seu “pique”.

Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! 

É diferente do treino HIIT, pois os intervalos do SIT são mais longos. Além disso, é considerado uma excelente forma de potencializar a queima de gordura e pode ajudar no controle da glicemia.

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Benefícios do treino SIT

Os benefícios da prática desse treino são cientificamente comprovados e podem, inclusive, prevenir doenças, como aquelas que afetam a saúde do coração.

Outra vantagem do treino SIT é que ele pode ser feito em qualquer lugar e não é um treino demorado, por isso, pode ser inserido na rotina facilmente.

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Como praticar

Basicamente, é um treino dividido em dois períodos: o chamado de “All Out”, o mais intenso e menos duradouro, e o período de intervalo, que é mais longo, podendo durar até 4 minutos.

Sendo assim, o SIT é um treino relativamente curto, porém, de alta intensidade. Isso é benéfico para quem dispõe de pouco tempo para treinar. No entanto, esse é um tipo de treino que não é recomendado para quem não está habituado a treinos de alta intensidade. Ou seja, o SIT é indicado apenas para quem já tem a prática de exercícios físicos como um hábito e quem tem resistência física adequada para a prática.

Além disso, ele não deve ser feito sem o auxílio de um profissional.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo