HIIT ou LISS: Qual exercício ideal para você?

Bem-estar Movimento
29 de Outubro, 2019
HIIT ou LISS: Qual exercício ideal para você?

O treino HIIT (High Intensity Interval Training) ganhou notoriedade em programas de treinamento com o objetivo de emagrecer, e não é para menos. 

Combinar movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso é uma estratégia valiosa para secar as gordurinhas

O método, apesar de eficiente, não é a única maneira de entrar em forma. O LISS (Low Intensity Sustained State) é um treino de baixa intensidade em estado estacionário que também merece atenção. São, por exemplo, aquelas caminhadas mais longas e tranquilas no parque ou aquele pedal de 45 a 50 minutos no fim de semana. Os exercícios que não elevam os batimentos cardíacos, porém precisam ser feitos por períodos mais longos.

O treino LISS pode ser realizado na academia, em casa ou ao ar livre. Ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, por exemplo, está inserido dentro dessa modalidade. O importante é que as atividades tenham duração de 45 a 60 minutos. 

Leia também: Treinamento funcional: O que é e como fazer

Já o HIIT não precisa de tanto tempo. Uma boa sessão de 30 minutos com estímulos fortes e descansos estratégicos é o suficiente para melhorar o condicionamento físico e ganhar uma silhueta mais sequinha. 

Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão. 

Mas, entre o HIIT ou LISS, qual o melhor treino?

HITT ou LISS

Na verdade, cada modalidade tem seus benefícios, então, o ideal seria experimentar uma combinação dos dois. O importante é ouvir o próprio corpo e descobrir o que funciona. Porém, no final das contas, seja HIIT ou LISS, o treino perfeito é aquele que você mais gosta de fazer e sente prazer em executar. 

Benefícios do HIIT

  • Queima de gordura superior a outros métodos de treinamento.
  • Aumento do metabolismo, que continua em pleno funcionamento, gastando mais energia, mesmo após o término da atividade (o chamado efeito EPOC).
  • Facilidade de encaixar o treino em agendas mais apertadas. Meia hora é o suficiente para fazer uma sessão de HIIT. 
  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório, que dá mais aptidão a outros esportes de alta intensidade, como a corrida e o ciclismo.
  • Ajuda a controlar a pressão arterial.
  • Estimula a sensibilidade à insulina, pois utiliza a glicose para produzir energia durante o treino. 
  • Indicado para todas as pessoas, pois é facilmente adaptado ao limite individual. Essa versatilidade permite a evolução gradual das aptidões físicas sem comprometer a saúde.
  • Melhora a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal. 
  • Ajuda a controlar o apetite. Depois do treino, o corpo produz mais grelina e peptídeo YY, hormônios que reduzem a sensação de fome.
  • No corpo como um todo há resultados visíveis. Porém, aquela gordura localizada na barriga (gordura visceral) é eliminada de forma eficiente com o HIIT.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Vantagens do LISS

Além da queima de gordura, outro ponto positivo do LISS é que, por ser menos intenso, o treino ajuda na redução de dores, a melhorar a postura e é mais fácil de ser executado. 

Ele é indicado especialmente para quem quer começar ou voltar a se exercitar. O baixo risco de lesão faz com que o praticante se sinta mais seguro para iniciar aquela caminhada, pedalada ou natação com menos chances de se machucar, além de não gerar muitos danos à musculatura e a dor do pós-treino ser bem menor.

Leia também: Musculação: O que é, benefícios e principais tipos

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório