Estudo relaciona consumo de bebidas diet a doenças no coração

Alimentação Bem-estar
30 de Outubro, 2020
Estudo relaciona consumo de bebidas diet a doenças no coração

Qual a relação entre bebidas diet e doenças no coração? Basicamente, o consumo de bebidas diet é em geral recomendado para quem busca reduzir o consumo de açúcar, como é o caso dos pacientes de diabetes. No entanto, essas bebidas estão associadas à ocorrência de doenças no coração, como foi comprovado em um estudo recente.

A análise foi realizada por cientistas da Faculdade Americana de Cardiologia (American College of Cardiology), localizada na cidade de Washington, nos Estados Unidos.

Bebidas diet x doenças no coração: Qual a relação?

Em geral, as bebidas diet são adoçadas artificialmente. Ou seja, contêm adoçantes altamente processados que podem ser tão ou mais maléficos para a saúde quanto o açúcar refinado.

Por isso, após uma extensa análise que contou com mais de 100 mil participantes voluntários, cientistas concluíram que pessoas que tinham o consumo de bebidas diet como parte de suas rotinas corriam maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Concluiu-se também que o risco é ainda maior para mulheres.

Os participantes do estudo compartilharam, com intervalos de 6 meses, seus hábitos alimentares. Não só, também dividiram sua ingestão calórica diária e documentaram a prática de atividades físicas.

Por fim, outro estudo publicado em 2019 sustenta o mesmo argumento que o estudo realizado nos Estados Unidos. Logo, mulheres que consomem bebidas diet correm um risco 63% maior de morte prematura em decorrência de problemas cardíacos.

No entanto, apesar de mais de um estudo apoiar a ideia de que essas bebidas estão relacionadas à incidência de doenças cardiovasculares, é necessário levar outras questões em consideração, como sobrepeso e obesidade. Sendo assim, não é possível afirmar que as bebidas adoçadas artificialmente seriam a única causa de problemas no coração.

Leia também: Excesso de açúcar é convetido em acúmulo de gordura no coração e abdômen

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!