Quer reduzir o risco de doenças no coração? Coma amêndoas

Saúde
02 de Junho, 2020
Quer reduzir o risco de doenças no coração? Coma amêndoas

Se você deseja se manter saudável, reduzindo o risco de doenças no coração, deve apostar nas amêndoas. Não apenas deliciosa, a oleaginosa é das mais nutritivas opções para o cardápio. Além disso, segundo um estudo recentemente promovido e publicado pela Universidade King, na Inglaterra, o alimento pode ajudar a reduzir o risco de problemas no coração e o nível de colesterol ruim no sangue. 

Amêndoas x coração: Entenda a relação

O estudo analisou homens e mulheres de 30 a 70 anos de idade que possuíam maior risco de desenvolver doenças no coração. Após duas semanas mantendo suas dietas usuais, os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro adicionou ao lanche amêndoas orgânicas e integrais. Em contrapartida, o segundo grupo continuou comendo o lanche o que sempre comeu: bolos e doces açucarados. Tanto a porção das amêndoas quanto os bolos continham a mesma quantidade de calorias.

Leia também: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Após seis semanas do experimento o primeiro grupo apresentava uma melhora na chamada “função endotelial”, que evita o acúmulo de gordura e colesterol nas paredes das artérias. Tal acúmulo pode acarretar graves problemas no coração se não for tratado. Porém, o segundo grupo não apresentou a mesma melhora. Por fim, os cientistas concluíram que o consumo regular de amêndoas pode reduzir em até 32% o risco de diagnóstico de doenças no coração.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Além disso, o consumo de amêndoas também leva à diminuição do nível de colesterol mau (LDL) no corpo. Basicamente, isso se deve à presença de gorduras insaturadas, também chamadas de gorduras boas, em sua composição.

Leia mais: Gordura saturada e insaturada: Qual a diferença

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Água sanitária
Bem-estar Casa Saúde

Água sanitária ajuda no combate à dengue? Qual a quantidade ideal?

Pesquisa da USP revelou a quantidade capaz de prevenir a proliferação das larvas

Ingerir os carboidratos por último
Alimentação Bem-estar Saúde

Ingerir os carboidratos por último na hora da refeição ajuda a combater o pré-diabetes

Pesquisadores dos EUA mostram que organizar a ordem do consumo dos alimentos é uma boa estratégia para ajudar a equilibrar os níveis de glicose no sangue