Treino funcional: é possível ganhar massa muscular?

12 de janeiro, 2022

O treino funcional é caracterizado por são exercícios que trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo – diferente da musculação. Por isso, muitos têm a mesma dúvida: é possível ganhar massa muscular com este tipo de treino?

No treinamento funcional, os equipamentos utilizados são halteres com diversas cargas, barras, bosu, bola de pilates, colchonete, escada de agilidade e corda naval. 

Contudo, é possível fazer um treinamento completo da modalidade apenas com o peso do corpo: flexões, burpees, agachamentos e abdominais.

Mas é possível ganhar massa muscular com o treino funcional?

Em primeiro lugar, sim, é possível ganhar músculos com o treinamento funcional. Mas desde que você siga um programa de treino específico para isso. 

Dessa maneira, o processo de ganho de músculos inicia com o estresse gerado pela contração muscular. Em seguida, ocorre o aumento do tamanho da fibra muscular – o que é chamado de hipertrofia. Ou seja, para ter os músculos que tanto deseja, você deve realizar exercícios com carga.

Além disso, é fundamental ter uma dieta adequada, focada na ingestão de proteínas. A alimentação tem um papel muito mais importante do que os exercícios físicos.

Leia mais em: O que é treinamento funcional, como fazer e benefícios

Benefícios

Os resultados do treinamento funcional são percebidos rapidamente – com 1 mês é possível notar mais disposição, força e perda de peso. É claro que a rapidez dos benefícios é relativa, e depende da assiduidade nos treinos. Profissionais recomendam, no mínimo, duas sessões por semana, combinadas e alinhadas com outros tipos de treinamento (aeróbio como esteira, bike, elíptico e aulas de academia, como step e zumba). 

O treino funcional não precisa ser sua modalidade principal. Você pode se planejar para fazer duas aulas na semana, mas também se dedicar a outras atividades. Por isso, converse com seu professor para periodizar os treinos e evitar sobrecarga por estar pegando pesado demais. 

A seguir, um resumo do que o treinamento funcional pode fazer pelo seu corpo e sua saúde:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Músculos (inclusive musculaturas mais profundas, como o core) e articulações mais fortes ;
  • Redução do risco de lesões;
  • Ganho de agilidade, coordenação motora, massa muscular e consciência corporal;
  • Alívio de dores em geral;
  • Ganho de autoestima;
  • Motivação para traçar novas metas;
  • Melhora do desempenho em atividades distintas, como corrida, futebol, ciclismo, vôlei, pilates, entre outras;
  • Ajuda a queimar gordura;
  • Alivia o estresse e a ansiedade.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.