Touca térmica: como usar e hidratar o cabelo com o acessório
Ao fazer uma hidratação nos cabelos, você é do time que usa a touca térmica ou não? Um acessório que faz todo o sentido no salão de beleza, ele pode parecer um pouco exagerado ao ser utilizado em casa… Será? Vamos entender mais sobre o assunto a seguir.
O que é e como funciona a touca térmica?
A touca térmica, como diz o nome, é uma touca colocada sobre a cabeça para potencializar a hidratação dos fios. A ideia é aplicar o creme de escolha no comprimento, prender o cabelo e colocar a touca por cima, deixando que ela faça todo o trabalho. Seja em sua versão elétrica ou metalizada, com isopor, o objetivo é “esquentar” os fios para aumentar a absorção dos produtos e, como consequência, deixar o cabelo mais bonito e bem cuidado.
“Devemos ter muita cautela quanto ao uso da touca térmica”, explica a dermatologista Michele Monteiro, “porque sabemos que o excesso de calor, além de danificar o fio do cabelo, pode provocar doenças como o eczema seborreico, que todos conhecem como caspa.”
Leia também: Base com formol fortalece as unhas? Pode usar?
É por esse motivo, aliás, que as toucas devem ser usadas com muito cuidado e, se possível, evitadas. No uso em casa, a principal desvantagem é o risco de queimaduras, tanto dos fios, quanto da própria cabeça – e ainda mais quando se fala da touca elétrica.
Como o objetivo dessas toucas é isolar a temperatura dos fios, é preciso cuidado redobrado para não deixar a touca agindo por tempo demais, tendo um efeito contrário ao desejado: fios mais ressecados e sem vida. “Existem muitos produtos que fazem hidratação a frio, logo, é o mais seguro a ser feito”, complementa a médica.
Uma ideia que tem se tornado bastante popular, aliás, é o uso da touca de cetim. Por conta do tecido, protege os fios, reduz o frizz e ainda ajuda a modelar o cabelo. O material ainda tem uma substância, conhecida como sericina, que adere à queratina do cabelo. Dessa forma, gera uma proteção do fio e auxiliando na conservação dos óleos naturais, mantendo-os mais hidratados.
Como usar o acessório?
Dados os avisos, para quem quer, ainda assim, experimentar os efeitos da touca térmica, vale seguir algumas recomendações:
- Evite manter a touca na cabeça por mais de 10 minutos, principalmente quando usar a versão elétrica.
- Use uma touca de plástico comum por baixo da touca térmica, para evitar o contato direto com os fios.
- Escolha o creme adequado para o seu tipo de cabelo – a touca, em si, é válida para qualquer curvatura.
- Na dúvida, enrole uma toalha quente sobre os cabelos, já que o efeito é semelhante e as chances de complicações são menores.
Fonte: Michele Monteiro, dermatologista.