Talvez o top esportivo seja um dos principais acessórios na rotina da mulher que se exercita. Hoje, existem diversas marcas que oferecem tecnologias e modelagens que trazem conforto, segurança, sustentação e estilo para os looks esportivos.
Contudo, a atenção para a peça nem sempre foi prioridade. As marcas de material esportivo demoraram para reconhecer a importância do top, que virou alvo de diversas pesquisas.
Por exemplo, na edição de 2015 da Maratona de Londres, a Nike ouviu centenas de mulheres sobre suas experiências com o acessório. A grande quantidade de reclamações fez a marca renovar sua produção e pesquisa sobre a peça.
Para se ter uma ideia, 80% das mulheres relataram desconforto ou dor no peito enquanto corriam. Algumas nem sabiam o tamanho dos tops que deveriam usar, sobretudo em atividades de alto impacto.
Veja também: Agachamento sissy realmente funciona?
Os estudos sobre a eficiência e relevância do top não pararam por aí. Cientistas já avaliaram os efeitos positivos da escolha correta entre as mulheres, algo que se repete em uma pesquisa recente, publicada na Frontier of Sports.
Além da função básica de sustentação e suporte dos seios, os pesquisadores observaram que o item pode melhorar até a fisiologia durante o exercício. Para chegar a essa conclusão, o estudo reuniu 13 participantes, que correram na esteira sob diferentes velocidades e com diversos tipos de tops.
Como resultado, os cientistas verificaram que as mulheres apresentaram uma redução de 7% de consumo de oxigênio, que se refletiu na eficiência e velocidade da corrida.
Outro achado é que o top esportivo ideal diminuiu o impacto da corrida sobre os joelhos, pois influenciou a melhoria da postura e da biomecânica. Portanto, pode ser um grande aliado da mulher na prevenção de lesões e dores nas costas, por exemplo.
Mulheres com seios maiores precisam de mais suporte, pois mesmo os exercícios de baixo impacto podem trazer insegurança no movimento. Então, apostar em um top estilo nadador, que oferece mais reforço nas costas, pode trazer conforto em atividades de médio e alto impacto.
Mas, de maneira, é importante definir o tipo de exercício que se pratica e a intensidade. Por exemplo, mulheres que correm precisam de tops com sustentação e compressão maiores, pois os seios precisam de estabilidade.
Então, itens com alças mais largas podem ser uma boa escolha. Já para práticas de musculação e yoga, por exemplo, o nível de sustentação pode ser menor, com alças finas e acabamento das costas mais livre.
Além disso, experimente a peça antes de comprá-la. Ela deve ficar firme no corpo, mas sem apertar ou causar atritos com a pele.