Agachamento sissy realmente funciona?

Bem-estar Movimento
19 de Abril, 2023
Agachamento sissy realmente funciona?

O agachamento é um dos exercícios mais populares do treino de inferiores de quem pratica atividades como a musculação, funcional ou crossfit, por exemplo. O movimento é considerado um dos mais completos. Pois, além de exercitar o bumbum, trabalha a barriga, as coxas e as costas, ajudando a emagrecer, perder gordura e celulite e a endurecer os músculos. O movimento possui inúmeras variações, como o agachamento sissy, feito com o auxílio de um aparelho específico para essa função. Mas será que, de fato, esse tipo de exercício funciona? Entenda.

Leia mais: 6 motivos para incluir o agachamento na rotina

Para que serve?

Antes de entender se o agachamento sissy funciona, temos que ter claro qual é o objetivo dele. De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, a principal ação muscular desse exercício é nos quadríceps e glúteos. Porém, esse agachamento apresenta um alto poder lesivo, ou seja, ele é bem perigoso, mesmo para pessoas que treinam há anos.

agachamento sissy

A principal ação muscular do agachamento sissy é nos quadríceps e glúteos.

Afinal, o agachamento sissy funciona?

Ainda segundo a educadora física, para realizar o agachamento sissy é necessário ficar na ponta dos pés, jogando o tronco para trás, com o objetivo de concentrar a força no quadríceps.

Porém, ao fazer esse tipo de ação, o risco de lesão aumenta, por causa das forças compressivas aplicadas e da diminuição da coativação da cadeia superior, que serviria justamente para estabilizar o joelho. Além disso, existem também alguns pontos de atrito no tendão patelar.

Portanto, pessoas que têm condromalácia patelar ou que costumam sentir incômodo até mesmo realizando um movimento de agachamento tradicional, sentirão mais dores, além de correr o risco de piorar o quadro.

Alternativas para o agachamento sissy

Por fim, existem muitos outros exercícios que recrutam exatamente a mesma musculatura que o agachamento ssissy e que são muito seguros. Segundo Bianca, algumas opções são:

  • Afundo;
  • Agachamento sumo;
  • Agachamento normal;
  • Legpress 45º.

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor