5 motivos para tomar chá todos os dias
O chá, depois da água, é a bebida mais consumida em todo o mundo. Quente, frio, de ervas ou flores, tomar chá é um ótimo hábito que combina com diversas situações: ler um livro, estimular uma boa noite de sono ou até como remédio natural.
Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas
Portanto, se você ainda não se rendeu a essa delícia, confira abaixo cinco razões para tomar chá e incluir a bebida no seu dia a dia:
Benefícios de tomar chá
Aumenta a resistência ao exercício
As catequinas (antioxidantes) presentes no extrato de chás (como o verde) aumentam a capacidade do corpo de queimar gordura como combustível, o que explica a melhora da resistência muscular.
Ajuda a emagrecer
Se você está querendo tirar alguns quilinhos da balança, aposte em tomar chá. De acordo com um estudo, quando consumida 10 minutos antes da prática de atividades física, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal. Também auxilia na redução do triglicérides e ajuda no ganho de força muscular.
Protege o coração
Há evidências científicas que comprovam que tomar chá previne doenças cardíacas. Isso porque uma pesquisa apontou que indivíduos que consomem de uma a três xícaras de chá por dia apresentaram quase 20% de redução no risco de ataque cardíaco e 35% de redução no risco de acidente vascular cerebral e menores níveis de colesterol LDL.
Tomar chá combate o estresse
Os benefícios de ervas como camomila, lavanda e cidreira se baseiam em sedativo e calmante. Eles estimulam a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e à sensação de bem-estar, acalmando os nervos.
Bom para imunidade
Os nutrientes presentes nos chás ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O que impede, desse modo, o desenvolvimento de infecções, estimulando o corpo para que ele combata os radicais livres e elimine impurezas.
Tomar chá todos os dias faz mal? Posso tomar mais de um chá por dia?
Depois de ler todos as vatagens que você pode obter com o consumo dos chás, a vontade é de beber litros e mais litros deles, não é mesmo? Contudo, cuidado. Apesar de serem completamente naturais, algumas plantas podem prejudicar o organismo quando em excesso.
Aqueles chás que possuem cafeína, por exemplo, podem irritar o estômago, causar insônia, aumentar a ansiedade e até trazer problemas mais graves para pessoas com doenças cardíacas. Grávidas, crianças e idosos também devem prestar atenção nas contraindicações de algumas ervas.
No geral, especialistas tendem a recomendar tomar até três xícaras de chás por dia. Mas é claro que essa quantidade pode variar caso a caso, e portanto, a melhor saída é sempre consultar um nutricionista ou nutrólogo antes.
Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor
Referência: Fatima J. Zapata, Miguel Rebollo-Hernanz, Jan E. Novakofski, Manabu T. Nakamura, Elvira Gonzalez de Mejia, Caffeine, but not other phytochemicals, in mate tea attenuates high-fat-high-sucrose-diet-driven lipogenesis and body fat accumulation, Journal of Functional Foods, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464619305705?via%3Dihub.