Tirar o frizz do cabelo com fio dental: trend do Tik Tok é indicada?

Beleza Bem-estar
03 de Maio, 2022
Tirar o frizz do cabelo com fio dental: trend do Tik Tok é indicada?

Quem costuma acompanhar os conteúdos do TikTok sabe que é difícil conter a curiosidade para descobrir se as trends de beleza de fato funcionam. Exemplo disso é o recente truque para tirar o frizz do cabelo com fio dental: o #flosshack, que vem de “floss”, termo em inglês para fio dental.

A técnica, que foi testada – e comprovada! – por uma série de usuários da rede social, consiste em passar o fio dental bem rente à raiz do cabelo, partindo da risca do couro cabeludo em direção às pontas.

Mas será que, por mais que funcione, esta dica é realmente uma boa opção para controlar os fiozinhos arrepiados?

Leia também: Dicas perigosas de beleza que têm bombado no TikTok

Por que o fio dental diminui o frizz do cabelo?

De acordo com Fátima Tubini, dermatologista de São Paulo, a resposta para esta dúvida é bem simples: a presença de cera no fio dental é o que auxilia no controle do frizz.

Ela ressalta, contudo, que o truque acaba não sendo tão eficaz em cabelos crespos, uma vez que eles costumam apresentar maior dificuldade para abaixar os fiozinhos arrepiados devido a sua curvatura, se comparado aos fios mais lisos.

Este truque pode prejudicar os cabelos?

Apesar de não oferecer grandes danos, o uso do fio dental para diminuir o frizz pode, sim, prejudicar o cabelo.

“Essa técnica deve ser utilizada apenas em caráter emergencial, pois a cera presente no fio dental pode prejudicar a integridade dos fios”, garante a profissional.

Além disso, trata-se de uma solução a curto prazo, uma vez que a técnica apenas controla os fiozinhos, mas não trata as causas desencadeantes – ou seja, os motivos que levam ao surgimento do frizz.

 O ideal, portanto, é optar por este truque apenas em situações urgentes, e lavar os cabelos assim que possível para remover a cera do couro cabeludo e dos fios.  

Leia também: Lubrificante no rosto? Truque do TikTok não é recomendado por especialistas

Já para combater a raiz do problema, é necessário investir em hidratações, começando por shampoos e condicionadores que ofereçam esse benefício.

Outra dica é aposta em um leave-in com esta mesma ação, para minimizar os danos do dia a dia. Vale ressaltar que, no caso de uso de secadores, chapinhas ou acessórios de calor, é necessário que ele também tenha protetor térmico em sua composição.

Fonte: Fátima Tubini, dermatologista especialista em dermatologia clínica, cirúrgica e estética, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.