Tirar o frizz do cabelo com fio dental: trend do Tik Tok é indicada?
Quem costuma acompanhar os conteúdos do TikTok sabe que é difícil conter a curiosidade para descobrir se as trends de beleza de fato funcionam. Exemplo disso é o recente truque para tirar o frizz do cabelo com fio dental: o #flosshack, que vem de “floss”, termo em inglês para fio dental.
A técnica, que foi testada – e comprovada! – por uma série de usuários da rede social, consiste em passar o fio dental bem rente à raiz do cabelo, partindo da risca do couro cabeludo em direção às pontas.
Mas será que, por mais que funcione, esta dica é realmente uma boa opção para controlar os fiozinhos arrepiados?
Leia também: Dicas perigosas de beleza que têm bombado no TikTok
Por que o fio dental diminui o frizz do cabelo?
De acordo com Fátima Tubini, dermatologista de São Paulo, a resposta para esta dúvida é bem simples: a presença de cera no fio dental é o que auxilia no controle do frizz.
Ela ressalta, contudo, que o truque acaba não sendo tão eficaz em cabelos crespos, uma vez que eles costumam apresentar maior dificuldade para abaixar os fiozinhos arrepiados devido a sua curvatura, se comparado aos fios mais lisos.
Este truque pode prejudicar os cabelos?
Apesar de não oferecer grandes danos, o uso do fio dental para diminuir o frizz pode, sim, prejudicar o cabelo.
“Essa técnica deve ser utilizada apenas em caráter emergencial, pois a cera presente no fio dental pode prejudicar a integridade dos fios”, garante a profissional.
Além disso, trata-se de uma solução a curto prazo, uma vez que a técnica apenas controla os fiozinhos, mas não trata as causas desencadeantes – ou seja, os motivos que levam ao surgimento do frizz.
O ideal, portanto, é optar por este truque apenas em situações urgentes, e lavar os cabelos assim que possível para remover a cera do couro cabeludo e dos fios.
Leia também: Lubrificante no rosto? Truque do TikTok não é recomendado por especialistas
Já para combater a raiz do problema, é necessário investir em hidratações, começando por shampoos e condicionadores que ofereçam esse benefício.
Outra dica é aposta em um leave-in com esta mesma ação, para minimizar os danos do dia a dia. Vale ressaltar que, no caso de uso de secadores, chapinhas ou acessórios de calor, é necessário que ele também tenha protetor térmico em sua composição.
Fonte: Fátima Tubini, dermatologista especialista em dermatologia clínica, cirúrgica e estética, de São Paulo.