Dicas práticas para tirar o açúcar do café de vez

19 de maio, 2020

Há momentos em que só um café salva. Não é por acaso que a bebida é a segunda mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Mas, se você é do tipo que acha a bebida muito amarga, saiba que o açúcar do café, por mais inofensivo que pareça, pode ser um dos vilões do emagrecimento

Isso porque, uma xícara de café puro tem zero caloria. Contudo, ao se adicionar uma colher de chá de açúcar, ele passa a ter 20 calorias. Uma pessoa que bebe três cafezinhos adoçados por dia está consumindo 60 calorias só por conta do açúcar.

E veja só: todas as calorias extras, que o corpo não usa como energia, são armazenadas no corpo como gordura. Isso prova porque o excesso de açúcar também está relacionado ao aumento dos triglicerídeos e do tecido gorduroso de modo geral. 

Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um adulto deveria ingerir apenas 25 a 50 gramas de açúcar, ou cerca de cinco colheres de sopa por dia. 

Como tirar de vez o açúcar do café

Para começar, essa bebida quentinha e amarga contém uma porção de nutrientes. A mais conhecida, claro, é a cafeína, que ativa a adrenalina e, por isso, nos deixa mais alerta, melhora a concentração e dá mais energia.

Além disso, concentra diferentes ácidos orgânicos, que têm funções antioxidantes – importantes na proteção contra inúmeras doenças, inclusive cardiovasculares. Para aproveitar ainda mais os benefícios do café, confira o passo a passo para deixar de adoça-lo. 

  • Comece tirando o açúcar do café coado;
  • Não diminua a quantidade de café que consome ao dia, tente tomar a mesma quantidade até que seu paladar se acostume;
  • Quando o café for expresso, peça para colocarem a espuma do leite. Acrescente também um pouquinho de canela em pó ;
  • Invista em cafés saborizados/aromatizados;
  • Prefira sempre as torras mais claras. Assim não tem aquele sabor de queimado no fundo (que é o que deixa o café mais amargo).

Leia também: Cafeína pode nos ajudar a resolver problemas, diz estudo

Sobre o autor

Vanessa Losano
Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283