Melhores vinagres para cozinhar

28 de novembro, 2019

Indispensável na cozinha, o vinagre é um item que assume inúmeras finalidades: temperar saladas, preparar marinadas e até para realçar o sabor de carnes e peixes. Hoje em dia, há vários tipos de vinagres feitos a partir da fermentação de diferentes alimentos e bebidas.

Leia mais: Vinagre: Os diferentes tipos e seus benefícios

Cada tipo de vinagre tem um sabor único e um objetivo diferente dos demais. Aprenda a escolher os vinagres certos para as suas receitas:

Vinagre branco destilado

É o tipo mais comum e como é produzido sem sabor adicionado é o vinagre mais azedo e intenso. Ele pode ser usado em ketchup, ovos cozidos ou para fazer picles.

Vinagre de vinho branco

Feito a partir da fermentação do vinho branco, esse tipo de vinagre pode estar presente em muitas receitas. Já que possui um sabor suave e refinado, pode ser usado em molhos, vinagretes, temperos para salada e até marinadas.

Vinagre balsâmico

É o mais popular. Quanto mais envelhecido for, será mais escuro e doce. Produzido a partir da redução do mosto de uva envelhecido na região da Itália, é um dos melhores tipos para usar em receitas culinárias. Pode ser usado em pratos doces ou salgados, como saladas, vegetais, molhos, carnes e peixes.

Vinagre de Champanhe

Feito de champanhe fermentado, é o que apresenta o sabor mais leve e delicado. Pode ser usado em pratos agridoces, saladas, carne de porco e frango.

Vinagre de vinho tinto

Ideal para o preparo de carnes, saladas, reduções e molhos. Acrescentará um toque aveludado e um sabor marcante em seus pratos.

Vinagre de arroz

É feito a partir da fermentação do arroz. Comparado à maioria dos tipos de vinagre, é o que tem o sabor menos ácido. Esse tipo combina com receitas asiáticas e é ótimo para suavizar marinadas.

Vinagre de maçã

Preparado a partir da fermentação do suco de uma variedade de maçã (a sidra). É indicado no preparo de saladas, conservas e pratos agridoces. 

Vinagre de cereja

Possui um sabor único e sutil. Aposte no vinagre de cereja para preparar saladas e aromatizar carnes brancas.

Vinagre de malte

Feito através de cevada maltada. O vinagre de malte é um ingrediente conhecido nas receitas de peixe com batatas fritas. Ele também pode ser usado em torradas ou para fazer picles.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí