Tipos de maçã: conheça os principais e seus benefícios para a saúde

Alimentação Bem-estar
18 de Julho, 2023
Tipos de maçã: conheça os principais e seus benefícios para a saúde

A maçã é uma fruta muito nutritiva e cheia de benefícios para a saúde. Seu uso é comum em sucos, sidra, vinagre e alimentos infantis. Pode, ainda, ser utilizada em vitaminas, seja com outras frutas ou sem, além de mingaus, saladas, doces e várias outras preparações como compotas, geleias e tortas. Veja, agora, os benefícios dessa frutinha, além dos tipos de maçã mais comuns encontrados em feiras e supermercados.

Leia mais: Receita de bolo de maçã com 2 ingredientes

Tipos de maçã: quais são os benefícios para a saúde? 

A maçã tem uma vida útil muito longa em comparação com outras frutas, é fácil de carregar e, principalmente, deliciosa. Além disso, comer apenas uma maçã garante 14% de seu valor diário de vitamina A e 11% de seu valor diário de vitamina C.

Outro benefício é que a frutinha é rica em antioxidantes que ajudam a prevenir danos excessivos dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce e o risco de doenças. Também é rica em potássio e fibras, contribuindo para a saúde intestinal.

Além disso, estudos mostram que a maçã possui uma fibra solúvel, chamada pectina, capaz de diminuir o colesterol ruim e ainda combater a gastrite e até câncer. Mas fique de olho na quantidade: o ideal é comer uma por dia. Isso porque a fruta tem muita fibra, e ingeri-la em excesso pode acabar diminuindo a absorção de nutrientes.

Tipos de maçã

Maçã gala

Possui uma casca fina, coloração vermelha e amarela e é conhecida por seu sabor doce e crocante. É uma das variedades mais populares no Brasil. É a mais consumida em “in natura”, pois tem a polpa firme, além de ser ideal para saladas e recheio de tortas.

tipos de maçã

Maçã fuji

A maçã fuji é maior que a gala. Juntas, elas representam mais de 90% de toda a produção nacional de maçãs. Ela tem uma casca de cor predominantemente vermelha com listras amarelas. É crocante, suculenta e tem um sabor doce e ligeiramente ácido. Tem um tamanho maior, assim como sua durabilidade.

Apesar de ter uma menor taxa de fibras, a maçã fuji é rica em vitamina C. Além disso, possui menos calorias do que outros tipos de maçãs. É considerada boa para o uso em geleias, compotas, preparo de sidra, recheios de sobremesas e receitas cozidas.

 fuji

Maçã verde

Essa maçã tem um sabor mais azedinho. Com uma polpa suculenta, é muito usada para fazer a famosa torta de maçã à moda americana, além de receitas salgadas e doces. Ela é uma versão mais “jovem” da maçã vermelha, também repleta de boas propriedades. Assim, é rica em vitamina A, B e C. Além disso, antioxidantes enriquecem ainda mais suas propriedades – que também contam com diversos minerais essenciais.

maçã verde

Maçã red ou maçã argentina

A maçã red recebe esse nome por sua casca brilhante e de um vermelho intenso. É bem doce e ótima para ser assada. Sua casca possui um certo sabor amargo, mas a polpa é adocicada e farinhenta, ideal para quem não gosta das variedades de maçãs mais duras ou com maior teor de água.

maçã red

Tipos de maçã: perguntas frequentes 

Como sei que a maçã está boa para comer?

Uma maçã adequada para o consumo deve ser rígida, com a casca brilhosa, preferivelmente sem amassados e outros danos.

Tipos de maçã: como escolher?

Primeiramente, observe a aparência. Independente do tipo de maçã, procure opções com uma cor brilhante e uniforme. Evite aquelas com manchas marrons, machucados ou rugas, pois podem indicar deterioração ou danos. Outra dica é sentir o peso. Maçãs maduras costumam ser mais pesadas porque contêm mais água. Evite as que pareçam leves, pois podem estar secas ou murchas.

Outro ponto importante é verificar a firmeza. Por isso, aperte levemente a frutinha. Ela não deve ceder facilmente à pressão, mas também não deve ser excessivamente dura. Uma textura média indica que está madura e suculenta.

Maçã com ou sem casca?

Embora muitas pessoas consumam estas frutas cruas, é um hábito comum descascá-las. Entretanto, nutricionistas indicam que muitas das propriedades antioxidantes e uma parcela considerável das fibras das maçãs estão na casca. Assim, para aproveitar todo o potencial nutricional de uma maçã, recomenda-se consumi-la por completo.

Motivos para comer maçãs todos os dias

Ajuda a controlar o peso

Um estudo do periódico americano Journal of Functional Foods descobriu que o consumo regular de maçã tem sido associado a níveis mais baixos de lipídios e a um risco reduzido de obesidade. Comer alimentos ricos em fibras aumenta a saciedade e, portanto, pode diminuir o consumo total de calorias durante o dia. Ambos os fatores significam que seu consumo pode ajudar no controle de peso.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, analisaram sete variedades da fruta, e a maçã verde, especialmente a do tipo Granny Smiths, mostrou ter o maior teor de fibras e polifenóis – antioxidantes com ação anti-inflamatória e, portanto, capazes de evitar processos inflamatórios associados à obesidade.

É cardioprotetora

As maçãs são ricas em compostos quercetina, que se mostrou eficaz na redução de inflamação em pessoas que lutam contra doenças cardíacas e hipertensão.

Leia mais: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Todos os tipos de maçã aumentam a imunidade

Em um grande estudo da JAMA Internal Medicine, os participantes que ingeriam pelo menos uma pequena maçã por dia exigiam menos consultas médicas, internações hospitalares e medicamentos prescritos do que aqueles que não comiam maçãs.

Referências: Faculdade de Saúde Pública da USP e Infoescola.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!