Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável
Segundo a Associação Paulista de Supermercados, a venda de ovos de chocolate em 2024 deve crescer 4,5%, se comparado a 2023. Além disso, outra pesquisa feita em fevereiro pela Opinion Box, mostra que 60% das pessoas pretendem presentear com ovos de chocolate nessa Páscoa. Por outro lado, as caixas de bombom e barras de chocolate ficam com 40% e 37%, respectivamente. Mas, de que forma o consumo excessivo de chocolates pode impactar a saúde? Para te ajudar a fazer a melhor escolha nessa Páscoa, a Vitat falou com a nutricionista Ramiele Calmon sobre a diferença entre os tipos de chocolate e qual é a melhor opção.
Leia mais: Brigadeiro fit com 3 ingredientes para a Páscoa: veja receita!
Tipos de chocolate
Chocolate Branco
O chocolate branco não contém cacau, sendo feito apenas com manteiga de cacau, leite e açúcar, o que não faz dele a melhor escolha para quem não deseja sair da dieta.
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite possui uma quantidade maior de leite em pó e açúcar, resultando em um sabor mais suave e doce. Porém, para quem deseja manter o foco, esse também não é a melhor opção.
Chocolate meio amargo
O chocolate meio amargo tem um teor de cacau mais alto e menos açúcar, proporcionando um sabor mais intenso e menos doce.
Chocolate amargo
Já o chocolate amargo tem o menor teor de açúcar e o mais alto teor de cacau, resultando em um sabor mais intenso e menos doce ainda que o meio amargo. Para manter o foco, o chocolate amargo é geralmente a melhor opção devido ao menor teor de açúcar e ao potencial antioxidante do cacau.
Tipos de chocolate: afinal, qual escolher?
Por fim, Ramiele enfatiza que é fundamental levar em consideração o teor de cacau e o de açúcar, sendo que quanto mais cacau e menos açúcar, mais saudável será o chocolate. Essa é uma boa pista na hora de escolher o melhor tipo de chocolate!
Fonte: Ramiele Calmon, nutricionista, mestre em segurança alimentar, especialista em saúde da mulher e qualidade de vida.