Tília: Conheça a planta medicinal e suas propriedades
A tília é uma planta nativa do hemisfério Norte que nasce na forma de delicadas flores brancas e pequenas. Também chamada de tejo, teja e texa, suas propriedades medicinais são principalmente usadas no tratamento de problemas digestivos, na proteção do sistema imunológico e no combate de sintomas da gripe e de resfriados, como a febre.
Benefícios da tília
Ajuda na digestão
A tília é principalmente usada para facilitar a digestão e ajudar no tratamento de problemas e doenças que poderiam prejudicar o processo digestivo e a saúde do estômago. Dessa forma, seu uso medicinal pode aliviar o inchaço estomacal e a prisão de ventre (constipação) – o chá relaxa a musculatura do intestino, o que facilita o trânsito intestinal.
Tília melhora o humor
A planta também contém propriedades calmantes e antidepressivas que, portanto, atuam no combate aos sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Ainda, melhora a qualidade do sono e previne a insônia.
Combate sintomas da gripe
Adstringente e anti-inflamatória, ajuda a combater sintomas de gripe e resfriados, como congestão nasal, febre, dores de cabeça e no corpo e tosse.
Leia também: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração
Imunidade fortalecida
Também por ser anti-inflamatória, fortalece a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, prevenindo a baixa imunidade. É também uma planta rica em antioxidantes, por exemplo, os flavonoides. Sendo assim, seu consumo também dificulta o envelhecimento precoce, de forma que os radicais livres (responsáveis pelo estresse oxidativo) são combatidos.
Tília protege a saúde do coração
Combatendo a inflamação e facilitando a desintoxicação do organismo, a planta favorece a saúde cardiovascular. Como resultado de suas propriedades anti-inflamatórias, dificulta elevações na pressão arterial e ajuda no controle do colesterol.
Como preparar o chá de tília
- 1 colher de sopa de tília
- 1 xícara de água fervente
- Beba até 3 xícaras por dia