Ter um padrão saudável de sono pode ajudar a prevenir o Alzheimer
Um pouco mais de um milhão de brasileiros sofrem com o Alzheimer, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer. Tal doença costuma atingir pessoas mais idosas e causa uma série de esquecimentos, ocasionados por um déficit na memória. Irreversível, o Alzheimer é uma condição temida pelas pessoas. Segundo pesquisa divulgada pela Alzheimer’s Disease International (ADI), 78% dos brasileiros têm medo de desenvolver o transtorno. Apesar de não existir cura para o alzheimer, um estudo recente descobriu uma maneira de ajudar a preveni-lo: ter um padrão saudável de sono.
A pesquisa, publicada na PLOS Genetics, reforça que manter hábitos saudáveis de sono previne o aglomerado de Amilóide-Beta 42 (AB42) no cérebro, proteína que, quando em excesso, causa a doença neurodegenerativa. Os condutores do estudo perceberam uma relação entre a proteína e o ciclo circadiano.
Ciclo circadiano
As horas de descanso são essenciais para a manutenção do nosso organismo. Aos ciclos que acontecem a cada 24h, é dado o nome de ciclo circadiano. Existe a fase de vigília, quando o indivíduo está acordado, e a fase de sono, quando está dormindo.
Algumas capacidades nossas são impactadas conforme o horário do dia. O grau de alerta, por exemplo, se mantém elevado nos momentos de vigília, mas quando a fase de sono se aproxima, ele diminui. Além disso, ainda existem variações na temperatura corporal, no hormônio do crescimento, no cortisol e até no potássio.
O estudo concluiu que a capacidade do cérebro de limpar a proteína (AB242), uma das causadoras do Alzheimer, está associada ao ciclo circadiano. De acordo com os pesquisadores, por meio de um padrão de sono adequado, sintomas da doença são aliviados, e tal efeito positivo é transmitido por uma célula imune conhecida como macrófago.
Leia mais: Dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de Alzheimer
Como ter um padrão saudável de sono?
Visto a importância do sono para o nosso bem-estar, a produtividade e até para a prevenção de doenças neurodegenerativas, saiba como adotar hábitos ao longo de todo o dia para ter uma noite de sono saudável.
A higiene do sono, por exemplo, é uma ótima tática para buscar noites mais tranquilas e revitalizantes. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, tal prática não se dá apenas antes da hora de dormir. Na verdade, ao despertar já é possível cuidar do momento do sono. Veja como:
- Se expor à luz do sol;
- Ter uma rotina de exercícios físicos;
- Ter uma alimentação saudável;
- Se preocupar com a saúde mental (prática de meditação e mindfulness, por exemplo);
Já para a preparação noturna de fato, o médico Guilherme Brassanini, em participação no podcast de bem com você da Vitat, explica quais costumes devem ser seguidos: “Ao anoitecer, pare de se expor às telas do celular, coloque um filtro da luz azul no celular e reduza a luminosidade da casa. Além disso, dê preferência a luzes mais baixas, de tonalidades amareladas. Não leve o trabalho para a sua cama. Faça uma leitura calma e um ritual do sono, que pode ser um banho quente, a colocação de um pijama ou até mesmo uma meia confortável. Por fim, priorize um ambiente de sono favorável, uma cama confortável e uma temperatura adequada.”