Teobromina: veja os benefícios do estimulante natural do cacau
A teobromina é um estimulante natural presente em alguns alimentos, como o fruto do cacau e seus derivados, como o chocolate. Assim, o composto dá energia ao corpo e pode trazer beneficios para a saúde física e mental.
Leia mais: Benefícios do cacau para sua saúde
Afinal, o que é a teobromina?
A teobromina (alcalóide da mesma família da cafeína e da teofilina) está presente em quantidades consideráveis em grãos de cacau e alimentos que preservam sua propriedade nutricional, como os chocolates frescos, feitos da nibs do fruto. Diferente da cafeína, cujo excesso pode gerar efeitos adversos para organismos mais sensíveis, a teobromina é uma substância que proporciona uma energia mais suave e duradoura.
“Os efeitos estimulantes da teobromina têm sido relatados em vários estudos. Ela pode melhorar o humor, aumentar o nível de energia e aprimorar a função cognitiva. É considerada uma substância promissora para a prevenção do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer”, explica Larissa Ludwig, nutricionista.
Para que serve a teobromina?
A princípio, a teobromina é similar à teofilina e à cafeína. As três substâncias são da mesma família e atuam como estimulantes no corpo. Portanto, sua função principal no organismo é dar energia. Ou seja, ela ajuda a tirar o sono, por exemplo, e aumenta a capacidade de concentração e foco do cérebro.
Além disso, ela é vasodilatadora, isto é, atua no alargamento dos vasos sanguíneos. Por isso, pode ajudar na prevenção da formação de coágulos. É,ainda, diurética, já que estimula a produção de urina.
Benefícios para a saúde
Protege a saúde do coração
O estimulante pode beneficiar a saúde do coração, pois ajuda a prevenir doenças relacionadas à coagulação, como é o caso da trombose. Além disso, atua para prevenir a obstrução das artérias e dos vasos sanguíneos. Não só, pode ajudar no controle do colesterol e a regular a pressão arterial.
“Estudos demonstraram que ela pode ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, além de melhorar o perfil lipídico no sangue. Acredita-se que esses efeitos possam ser devidos à sua capacidade de promover a dilatação dos vasos sanguíneos e melhorar a função endotelial”, diz Larissa.
Leia mais: Chocolate faz bem para o coração, diz estudo
Dá foco e concentração
Assim como a cafeína, esse estimulante promove uma melhor capacidade de se concentrar nas atividades do dia a dia. Além disso, ajuda a manter o foco. Mas, em excesso, pode causar causar insônia. Sendo assim, é importante consumir sem exagero.
Leia também: Comer chocolate antes de dormir tira o sono?
Melhora o humor
A teobromina também tem efeito positivo sobre a saúde mental, pois ajuda na regulação do humor. Dessa forma, pode ajudar em caso de estresse, pois promove sensação de calma quase que instantaneamente.
Reduz o inchaço
Além disso, a Teobromina apresenta propriedades diuréticas e pode ser útil para pessoas que sofrem com edemas ou outras condições que requerem redução do volume de líquidos corporais. Ela também apresenta um leve efeito estimulante sobre o coração, embora menos do que a cafeína.
Quanta teobromina tem no chocolate?
O chocolate amargo é a melhor fonte de teobromina entre os tipos de chocolate, pois ele é a versão mais próxima do cacau. Sendo assim, geralmente contém 5,5 miligramas do estimulante, ao passo que a versão ao leite costuma conter apenas 2,4 miligramas.
Além disso, o chocolate amargo é uma melhor fonte de antioxidantes. É, inclusive, uma versão mais saudável da guloseima. A teobromina também pode ser consumida na forma de suplemento, além de poder ser encontrada em outros alimentos, como os nibs de cacau.
“Apesar dos muitos benefícios da teobromina, é importante lembrar que o cacau e o chocolate também contêm calorias e gorduras. O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso e a problemas de saúde associados. Por isso, é recomendado que se consuma cacau ou chocolate com alto teor do ingrediente, acima de 70%, e com moderação”, explica Larissa
Por fim, para aqueles que são sensíveis à cafeína, a teobromina pode ser uma alternativa interessante. No entanto, pessoas com certas condições médicas, como insuficiência renal ou doenças cardíacas, devem consultar um profissional de saúde antes de aumentar sua ingestão de teobromina.