Sushi e açaí na dieta? Nutricionista dos famosos prega protocolo diferenciado
Muitas pessoas que querem emagrecer acham que é preciso cortar radicalmente muitas delícias, incluindo sushi e açaí, da dieta. Não é o que defende a especialista Letícia Lenzi, de Santa Catarina, também conhecida nas redes sociais como nutri dos famosos.
Ela, que já cuidou dos protocolos alimentares de personalidades como Jade Picon (quando ela tinha 17 anos), Maísa, Vitão, Felipe Titto, Mirella e Gui Vieira, contou em uma entrevista ao Jornal Extra que o segredo para atingir os objetivos está no equilíbrio. “Ajudo a promover o emagrecimento e conquistar a tão sonhada massa magra sugerindo cardápios gostosos, mas sem exageros”, disse.
Por isso, ela não deixa de incluir no cardápio de seus pacientes algumas delícias que são até proibidas por muitos, como sushi e açaí. “A comida não é vilã e ninguém precisa comer só saladinha para emagrecer de forma saudável”, afirmou.
Leia também: Suco de uva pode atrapalhar a dieta de quem quer emagrecer?
Pode sushi e açaí na dieta?
Quando o assunto é perda de peso, muitos alimentos são considerados vilões. Mas a verdade é que nenhum deles, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer ou engordar por si só. O que conta mesmo é o todo: ou seja, a sua alimentação no restante da semana. Assim, se há equilíbrio e muitos itens nutritivos, por exemplo, não tem problema nenhum comer o que você gosta de vez em quando.
No caso do açaí, especificamente, ingeri-lo pode até trazer algumas vantagens. Isso porque apesar de calórica, a fruta concentra muitas antocianinas. Elas ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e também regulam o funcionamento das células de gordura. Mas lembre-se de priorizar as versões naturais (isto é, sem adição de açúcares e aditivos) e escolher bem os acompanhamentos (leite condensado, cereais matinais açucarados e caldas não são opções tão legais assim).
Já quando se trata do sushi, também é perfeitamente possível fazer escolhas mais saudáveis para que ele caiba na dieta. Afinal, o arroz é uma fonte de carboidrato, que garante energia. Enquanto os peixes (geralmente salmão, peixe branco ou atum) carregam proteínas e gorduras consideradas boas para o coração.
O que vale é ficar de olho, então, na quantidade que será ingerida e evitar molhos à base de maionese ou açúcar, assim como versões fritas da iguaria. O mesmo pensamento se aplica no uso do molho de soja (shoyu), já que em apenas uma colher de sopa pode conter 575 mg de sódio: cerca de 25% do limite diário recomendado.