Surto de pneumonia entre crianças na China: OMS pede explicações

Saúde
23 de Novembro, 2023
Surto de pneumonia entre crianças na China: OMS pede explicações

Diante de um possível surto de pneumonia entre crianças na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu mais explicações às autoridades de saúde do país. De acordo com meios de comunicação e infectologistas, os hospitais pediátricos estariam sobrecarregados. Contudo, ainda não se sabe qual é o agente por trás da doença.

De acordo com a OMS, os relatos dos surtos começaram a circular no dia 21 (última terça-feira), vindos sobretudo de profissionais do Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMED), da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas. No entanto, a China já vem enfrentando um aumento das doenças respiratórias (como gripe, Covid-19, bronquiolite infantil e Mycoplasma pneumoniae) desde 13 de novembro.

Não é possível explicar, ainda, se há relações entre os surtos de pneumonia e o crescimento das condições respiratórias. Veja mais:

Surto de pneumonia na China

As informações vêm de cidades diferentes do país: há indícios em Pequim, capital da China, e na província de Liaoning. As duas localidades são bem distantes entre si – quase 800km.

Dan Silver, um dos especialistas do ProMED, afirmou que os principais sintomas incluem febre alta e nódulos pulmonares. Diferentemente de outras infecções, não houve o aparecimento de tosse. Não existem registros oficiais sobre o número de casos ou de possíveis mortes.

As aulas escolares estão sendo canceladas nas regiões afetadas, e a OMS já pediu à China “informações epidemiológicas e clínicas adicionais, bem como resultados laboratoriais desses grupos relatados entre crianças.”

Leia também: Dengue tipo 3 em SP: estado registra 4 casos após há 15 anos

É preocupante?

Segundo especialistas, não há motivo para pensarmos que se trata de um novo vírus ou uma nova bactéria. A teoria mais aceita é a de que essas ondas podem ter relação com o fim do longo tempo de isolamento social provocado pela Covid-19 – durante o período, as crianças saíram menos de casa, não desenvolvendo imunidade contra as infecções respiratórias.

Para os pequenos que moram na China e apresentam sintomas leves, as autoridades recomendam procurar instituições médicas primárias a fim de reduzir o risco de infecções em hospitais. Os que apresentam sintomas mais graves e persistentes devem ser examinados. É importante ressaltar que os surtos foram observados apenas no país asiático.

Leia o comunicado da OMS aqui.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte