Tipos de tosse: quais são e como identificar?

Saúde
20 de Junho, 2023
Tipos de tosse: quais são e como identificar?

Basta uma pequena queda na temperatura para incômodos como a tosse darem as caras. O sintoma desagrada a maioria das pessoas, e até chega a atrapalhar o sono (ou outras atividades cotidianas) quando se torna muito persistente. Por isso, saber identificar os tipos de tosse é o primeiro passo para tratarmos adequadamente o problema. Entenda melhor:

O que é a tosse?

Você sabia que a tosse, apesar de inconveniente, tem a sua função? Isso mesmo. Ela nada mais é do que a expulsão súbita e forçada de ar dos pulmões, uma tentativa do corpo de limpar as vias aéreas e protegê-las contra materiais, micro-organismos e partículas estranhas.

A tosse pode ser aguda (quando melhora em menos de quatro semanas) ou crônica (quando dura quatro semanas ou mais).

Tipos de tosse e sintomas

De acordo com o Dr. Cicero Matsuyama, médico otorrinolaringologista do Hospital CEMA, o problema geralmente é dividido em dois tipos:

Tosse seca (não produtiva)

“Trata-se de uma reação do organismo frente a um processo irritativo”, afirma o especialista. Normalmente, esse tipo não apresenta secreção (o chamado muco, ou catarro) e não vem acompanhado de outros sintomas graves.

As principais causas da tosse seca são:

Tosse produtiva

Por outro lado, a tosse produtiva é aquela acompanhada por uma secreção que pode variar de cor – muco branco, amarelo, esverdeado ou até acastanhado, com sinais de sangramento.

“Também podem ocorrer febre, mal-estar, falta de ar ao realizar esforço físico e dor na região torácica”, complementa o médico. Nesse caso, a condição é ocasionada por infecções bacterianas ou fúngicas.

O que fazer?

O primeiro passo para acabar com a tosse é procurar auxílio médico. Durante a consulta, o profissional é capaz de identificar o tipo de tosse, prescrever xaropes e medicações adequados e até solicitar exames mais específicos, principalmente em casos de sinais de alerta (falta de ar intensa, expectoração de sangue, perda de peso e febre com duração superior a uma semana).

Melagrião® Xarope

Melagrião® age contra os dois tipos de tosse (tanto a seca, quanto a produtiva)*! O xarope fitoterápico une natureza e tecnologia em uma fórmula exclusiva que alivia os incômodos gerados pelo problema.

Produzido com a qualidade e a excelência do Catarinense Pharma há 75 anos, o produto age no tratamento de doenças do trato respiratório, promovendo o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios e trazendo ativos expectorantes que auxiliam na eliminação das secreções brônquicas. Confira a campanha de inverno.

*Melagrião® M.S. 1.0066.0055.001-4 DCB: Mikania glomerata Spreng, Cephaelis ipecacuanha (Brot.) A. Rich, Glinus oppositifolius (L.) Aug. DC. Contraindicações: Melagrião® Xarope não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Não se recomenda o uso do Melagrião® Xarope em casos de inflamação do estômago, úlceras gástricas e intestinais e na doença renal inflamatória. Também não se recomenda seu uso em pacientes com deficiência da atividade da tireoide, com problemas cardíacos e com pressão sanguínea muito baixa. Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Atenção diabéticos: contém açúcar.


Fonte: Dr. Cicero Matsuyama, médico otorrinolaringologista (CRM 69182) do Hospital CEMA.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória