Tempo de isolamento: veja o protocolo atual para Covid-19

Saúde
09 de Outubro, 2023
Tempo de isolamento: veja o protocolo atual para Covid-19

Desde o início da pandemia, sabe-se que o isolamento social é uma das medidas mais eficazes para evitar a propagação da Covid-19. No entanto, ao longo dos anos, o tempo de isolamento mudou. Antes, quando ainda não havia vacina, por exemplo, o período era maior. Atualmente, de 7 a 10 dias são suficientes. Veja quais são as especificidades e como está o protocolo atual de isolamento para quem se infecta pelo coronavírus.

Leia mais: Éris: saiba mais sobre a nova variante da Covid-19

Sintomas de Covid-19 mais comuns e como diagnosticar

Os sintomas típicos da Covid incluem febre, tosse e perda do olfato ou paladar. Assim, quando eles surgem, o ideal é recorrer aos testes. Os autotestes, por exemplo, são uma opção barata e fácil de utilizar.

A recomendação atual é realizar o teste entre o 1º e o 7º dia a partir do início dos sintomas. E, caso não tenha sintomas, a partir do quinto dia desde o contato com alguém com coronavírus. Além disso, para casos mais graves, como quando a saturação do oxigênio está abaixo de 95%, deve-se procurar um serviço de saúde em vez de utilizar esse tipo de teste.

Vale destacar que existe chance de o teste ter um resultado falso negativo. Por isso, quando se tem um resultado negativo, recomenda-se realizá-lo novamente em até 48 horas. Nesse período, é importante utilizar máscaras e fazer isolamento social para evitar uma possível disseminação do vírus.

Outra alternativa é a realização de exames laboratoriais do tipo RT-PCR. Isso porque o resultado deles é mais seguro, diminuindo a chance de se ter um falso negativo.

Peguei Covid: qual é o tempo de isolamento ideal?

No Brasil, desde janeiro de 2022, o Ministério da Saúde adotou um esquema em que, para casos leves e moderados, a pessoa infectada pode voltar à vida cotidiana a partir do sétimo dia sem apresentar febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas.

Além disso, se fizer um teste no quinto dia desde o início dos sintomas e o resultado for negativo, o paciente também já pode sair do isolamento. Porém, nesse caso, também não deve haver sintomas nas últimas 24 horas. Se os sintomas persistirem, é necessário completar dez dias desde o início deles.

Em outubro de 2022, a pasta fez uma atualização sobre o tempo de isolamento. De acordo com o ministério, nos casos de febre ou sintomas respiratórios até o sétimo dia, o isolamento deve seguir até dez dias a partir dos sintomas. Se no quinto dia a pessoa realizar um teste e o resultado for positivo, também é necessário esperar até o décimo dia para deixar o isolamento.

Por outro lado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda cinco dias de isolamento para aqueles com testes com resultado positivo, mas sem sintomas. Em fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde concluiu que não seria necessário a atualização das medidas no Brasil conforme as novas indicações da OMS por considerar “que as atuais recomendações e orientações acerca da Covid-19, no âmbito da vigilância epidemiológica, são adequadas no contexto atual do país”.

Além do tempo de isolamento, veja outras medidas de prevenção

Em caso de resultado positivo para a doença, é necessário tomar medidas para não levar a infecção a outras pessoas. As principais são o uso de máscaras e isolamento social. Além disso, recomenda-se o monitoramento da saturação do oxigênio. De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é utilizar máscaras mesmo após sair do isolamento, estendendo o uso até o décimo dia a partir do começo dos sintomas.

A OMS, por sua vez, recomenda que ela seja utilizada por pessoas expostas recentemente à Covid, com suspeita da doença, e por indivíduos com maior risco ou em situações de aglomeração ou em ambientes fechados, sem muita ventilação.

Referência: Fiocruz.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar