Suplementos tamponantes melhoram a performance e reduzem a fadiga
Os suplementos tamponantes são conhecidos por melhorarem o desempenho em exercícios de alta intensidade, retardando a fadiga muscular e potencializando a performance esportiva. Durante esse tipo de atividade, naturalmente nosso corpo produz íons de hidrogênio, ocasionando o acúmulo dessa substância. Como resultado da fadiga, é comum sentir, por exemplo, sensação de queimação nos músculos). Assim, esses suplementos atuam na redução desse acúmulo. Alguns exemplos são o bicarbonato de sódio e a beta-alanina. Veja os benefícios e recomendações, de acordo com estudos.
Leia mais: ABC dos suplementos esportivos: quais existem e quais devo usar no treino?
Suplementos tamponantes: bicarbonato de sódio
O bicarbonato atua como sistema tampão e é um dos principais reguladores do pH sanguíneo. Especialistas recomendam doses de 0,3g/kg em dose única de 60 a 120 minutos antes do treino. A suplementação de bicarbonato tem grande comprovação científica, sendo uma das mais eficazes para melhorar a performance.
No entanto, é importante ressaltar que o bicarbonato pode provocar desconfortos gastrointestinais. Portanto, deve-se consultar sempre um nutricionista para relacionar os suplementos com os ajustes na alimentação.
Beta-alanina
A beta-alanina aumenta a capacidade de tamponamento intracelular, tendo potenciais efeitos benéficos no desempenho sustentado de exercícios de alta intensidade com duração variando entre 30 segundos a 10 minutos. Entretanto, modalidades de endurance também podem se beneficiar, pois a planilha de treinamento também apresenta treinos intermitentes e sprints de alta intensidade.
Sua ação é indireta. A suplementação crônica e diária de beta-alanina aumenta o conteúdo de carnosina no músculo esquelético, responsável pelo tamponamento. Sua maior ação acontece em atividades de alta intensidade e curta duração.
Estudos mostram que a melhora da performance com o uso da beta alanina ocorre com o uso constante, com a melhora do desempenho notada após aproximadamente 4 semanas, melhorando ainda mais após 10 semanas de uso.