Quer emagrecer? Confira qual o melhor suplemento para o objetivo, segundo especialista

Alimentação Bem-estar
28 de Setembro, 2022
Quer emagrecer? Confira qual o melhor suplemento para o objetivo, segundo especialista

Existe uma grande variedade de suplementos que servem como complementos da alimentação. Algumas pessoas fazem uso desse tipo de produto como forma de ajudar a alcançar um objetivo, por exemplo ganhar massa muscular ou perder peso. É importante saber que cada suplemento tem uma função específica. A creatina, por exemplo, é bastante indicada para aqueles que treinam com frequência e desejam aumentar a intensidade dos treinos. No caso de quem busca suplementos pré-treino para emagrecer, uma boa ideia é investir na cafeína.

De acordo com Ronan Araujo, médico especializado em nutrologia, a cafeína melhora o desempenho na prática de atividade física, uma vez que aumenta o foco, a resistência e a força física.

“Existem alguns outros suplementos que podemos utilizar, mas eles possuem efeito com uma utilização mais crônica, por exemplo, a creatina e a beta alanina. Porém, a melhor opção de suplemento pré-treino é a cafeína”, esclarece.

Suplementos pré-treino: Por que investir na cafeína?

O nutrólogo explica que a cafeína é a melhor opção para quem deseja emagrecer, sobretudo pelo seu papel na melhora da disposição energética. “É possível gerar mais energia captando, inclusive, mais gordura para a geração dessa energia”, comenta.

Entre os benefícios do suplemento, o médico destaca:

  • Aumento do foco;
  • Aumento da força;
  • Melhora da concentração;
  • Maior disposição.

Leia mais: Pré-treino: quanto tempo dura o efeito no organismo

Como a cafeína age no corpo?

Tal suplemento de pré-treino é considerado um aliado de quem quer emagrecer por conta de seu efeito termogênico. Lembre-se que a ingestão da cafeína por si só não emagrece. Ela age no organismo recrutando mais gordura corporal para que o corpo tenha energia e consiga treinar. Assim, é preciso também ter disciplina e dedicação no que diz respeito à prática de exercícios.

“A cafeína como estimulante aumenta a nossa captação energética, aumentando a nossa termogênese e, consequentemente, o nosso metabolismo. Então, acabamos captando mais gordura para geração de energia, onde entra esse poder termogênico”, pontua.

Cuidados e quantidade

Antes de iniciar a suplementação de qualquer produto, vale procurar orientação profissional. De qualquer forma, se tratando da cafeína, o principal cuidado é em relação às quantidades. Isso porque o suplemento pré-treino é um estimulante e pode trazer efeitos prejudiciais quando consumido sem moderação.

“Quando consumimos uma quantidade muito elevada, por um longo período, acabamos criando uma resistência à cafeína sendo necessário, assim, consumir cada vez mais para obter o efeito inicial dela”, finaliza.

Fonte: Ronan Araujo, médico especializado em nutrologia CRM 197142

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra