Suco de morango com limão emagrece? É diurético?

Alimentação Bem-estar
08 de Março, 2022
Suco de morango com limão emagrece? É diurético?

Quem está tentando emagrecer já pode ter apostado no consumo de sucos detox para ajudar no processo. Menos conhecidos, mas muito eficazes, os sucos diuréticos também são saudáveis e auxiliam na perda de peso.  E, uma opção saborosa da bebida é o suco de morango com limão. Mas, apesar de ser diurético, será que o suco de morango com limão emagrece?

Antes de mais nada, você sabe o que são os alimentos diuréticos?  Eles ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores. Assim, eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições. 

Vários fatores podem causar retenção líquida, incluindo alimentação rica em sódio, alterações hormonais e sedentarismo. Mas, a boa notícia é que algumas frutas, verduras e legumes ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem realizada pelo órgão, limpando as toxinas do organismo através da urina. 

Dessa maneira, os sucos diuréticos são uma forma natural de desinchar. Consequentemente, diminuem medidas.

Benefícios do morango e do limão

O morango é pouco calórico. Uma xícara da fruta fornece apenas 46 calorias. A variedade de nutrientes que carrega é enorme. Os benefícios que trazem ao organismo ainda mais. 

A fruta é rica em flavonoides, substâncias associadas a um risco reduzido de ganho de peso relacionado à idade. O efeito pode ser devido à capacidade dos flavonoides de aumentar a captação de glicose no músculo e /ou diminuir a captação de glicose no tecido adiposo. Por isso, comer morangos no final da refeição ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Além disso, a fibra presente na fruta (cerca de 3 gramas por xícara) ajuda a manter uma boa saúde digestiva ao apoiar o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, que estão ligadas à imunidade e ao humor.

Já o limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Além disso, a bebida é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.

Afinal, suco de morango com limão emagrece? 

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes e pelo efeito diurético do morango, que ajuda a desinchar. 

Assim, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Dessa maneira, respondendo à pergunta se suco de morango com limão emagrece, apesar de saudável e pouco calórico, não existe comprovação de que a bebida potencializa a perda de peso por si só. Pois, para que exista emagrecimento é necessário ter déficit calórico. Ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta. 

Receita de suco de morango com limão 

Ingredientes

  • 6 morangos maduros;
  • 1 copo de água;
  • Suco puro de 2 limões;
  • 1 colher de sopa de linhaça (opcional)

Modo de preparo

Lavar os morangos antes de tirar as folhas do topo. Retirar as folhas, cortar aos pedaços e bater com os outros ingredientes no liquidificador.

Leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!