Suco de maracujá com gengibre emagrece? Saiba mais

Alimentação Bem-estar
16 de Março, 2022
Suco de maracujá com gengibre emagrece? Saiba mais

Rico em flavonoides, o maracujá estimula o sistema nervoso central. Apresenta ainda antioxidantes, que atuam no combate ao envelhecimento e à degeneração celular, vitaminas do complexo B, ferro, sódio, fósforo, potássio e cálcio, importante para evitar a osteoporose. Mas, há quem acredite que turbinar o suco da fruta com gengibre ajuda no processo de emagrecimento. Será que suco de maracujá com gengibre emagrece? 

O maracujá é rico em fibras, o que melhora o funcionamento do intestino e promove saciedade. Ou seja, a fruta ajuda a inibir a fome e facilita a saúde intestinal. Nesse sentido, pode ser de grande serventia para quem quer diminuir os quilos na balança. Pois, ao consumir fibras de maneira adequada, você basicamente come menos e regula as idas ao banheiro. 

Já o gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. 

Afinal, suco de maracujá com gengibre emagrece?

Essa é uma bebida considerada termogênica, muito por conta das propriedades do gengibre. 

Os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados da dieta pois exigem que o corpo queime mais calorias para digeri-los. Mas, não fazem milagres de maneira isolada. 

Basicamente, os sucos termogênicos atuam aumentando a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Contudo, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. 

Dito isso, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. Sendo assim, não existe comprovação de que suco de gengibre com gengibre seja eficaz para emagrecer. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente.

Receita de suco de maracujá com gengibre

Ingredientes

  • Meio maracujá
  • 1 pedaço gengibre (2,5 cm)
  • 250 ml de água

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Passar o conteúdo por um pano de musselina ou saco filtro de alimentos após bater, para extrair o líquido.  Por fim, beba imediatamente.

Leia mais: Frutas e vegetais diuréticos naturais que ajudam a desinchar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas