O suco de beterraba pode ser um grande aliado do seu treino

9 de junho, 2021

Quando se trata de garantir uma boa performance em qualquer esporte, manter uma dieta diversificada é essencial. Contudo, alguns alimentos são especialmente valorizados pelos atletas: é o caso do suco de beterraba, incluído no pré-treino de quem busca mais desempenho.

A beterraba, no geral, já é conhecida por ser rica em vitaminas A, B6, C, proteínas, ferro, magnésio, ácido fólico, potássio, fibras solúveis e antioxidantes. Além disso, é extremamente versátil, e pode ser aproveitada integralmente — desde a raiz até as folhas.

Todos esses nutrientes garantem a melhora do trânsito intestinal, o reforço da imunidade, o retardo do envelhecimento, o equilíbrio da pressão arterial e a manutenção do sistema nervoso.

Para você ter uma ideia, a beterraba é utilizada para fins medicinais há muitos séculos, sendo que seu objetivo inicial era tratar doenças do fígado devido a suas propriedades desintoxicantes.

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Estudos iniciais

A ingestão do suco de beterraba como pré-treino ficou famosa após um estudo realizado em 2009 por cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Nele, os pesquisadores fizeram ciclistas beberem meio litro da bebida antes de pedalarem. Como resultado, os voluntários conseguiram percorrer uma distância 16% maior.

Depois dele, uma outra pesquisa corroborou as conclusões da análise anterior. Também feita por especialistas de Exeter, ela descobriu que os atletas que beberam o líquido por seis dias seguidos ficaram 11 segundos mais rápidos em um teste de pista de 4 quilômetros. Além disso, 45 segundos mais rápidos em uma pista de 16 quilômetros — resultados surpreendentes, visto que em provas de velocidade, qualquer segundo conta muito.

Suco de beterraba pré-treino: benefícios

Mas por que a beterraba tem tanta influência nos exercícios físicos? Pois o vegetal é rico em moléculas chamadas nitratos, que são convertidos em óxido nítrico pelo organismo. Este último, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos (vasodilatação), o que faz com que mais sangue rico em oxigênio circule pelo corpo e chegue nos músculos. Desse modo, você consegue treinar pesado por mais tempo sem atingir a fadiga.

Mas não é somente durante o esforço que esse suco vermelho traz benefícios. O seu pigmento natural betacianina é anti-inflamatório e antioxidante. Inclusive, um artigo publicado no European Journal of Applied Physiology mostrou que a beterraba ajudou a diminuir a dor muscular e a acelerar a recuperação de esportistas após um circuito intenso de saltos.

Como consumir

Muitos atletas apostam nos nitratos sintéticos (permitidos pelo Comitê Olímpico Internacional) para atingir a vasodilatação. Contudo, é preciso tomar cuidado para não exagerar na substância. De acordo com uma pesquisa do Journal of the International Society of Sports Nutrition, extrapolar as doses recomendadas leva a uma queda grave da pressão arterial e até a um colapso cardiovascular.

Apesar da quantidade dessas moléculas ser muito pequena quando comparada com a concentração presente nos suplementos, vale começar a ingerir o suco aos poucos, uma vez que a beterraba é rica em fibras e pode provocar uma alteração intestinal. De qualquer forma, para obter os efeitos para a atividade física, recomenda-se 500 miligramas da bebida. Ou 200 gramas do vegetal de uma a duas horas antes do treino.

Receita de suco de beterraba para o pré-treino

Confira como preparar uma versão deliciosa:

Suco de beterraba no pré-treino