Sucessor do Ozempic? Fármaco em teste apresenta eficácia maior

Saúde
11 de Maio, 2023
Sucessor do Ozempic? Fármaco em teste apresenta eficácia maior

Parece que o Ozempic, medicamento para o diabetes tipo 2 que está sendo usado para emagrecer, está prestes a ganhar um novo sucessor.

A Boehringer Ingelheim e a Zealand Pharma anunciaram o desenvolvimento de um fármaco mais eficaz na perda de peso. O experimento já está na fase II de testes, e revelou que os participantes com obesidades conseguiram perder até 14,9% de seu peso. O resultado é fruto de 46 semanas de uso do medicamento, sob o nome provisório de BI 456906.

Para se ter uma ideia, o Ozempic proporciona uma perda de 6% a 10% do peso, o que faz com que o novo produto seja um possível sucessor. Agora, o ensaio clínico está avaliando o efeito de diferentes doses da substância. 

Veja também: Afinal, teste de gravidez de farmácia realmente é confiável?

Como funciona o novo sucessor do Ozempic?

O fármaco é um agonista duplo do receptor de glucagon/GLP-1. Na prática, ele age nos receptores responsáveis pela fome. Portanto, a ação da substância controla o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

Os resultados, assim como a análise da dose de manutenção real indicando uma perda de peso ainda maior, serão apresentados em evento oficial da American Diabetes Association de 2023. Até então, os dados estão sob embargo.

“A obesidade é uma das muitas doenças que mais crescem em todo o mundo. A função do BI 456906 tem como alvo várias vias essenciais para a regulação metabólica, incluindo aquelas associadas à obesidade e doenças hepáticas”, disse Carinne Brouillon, porta-voz da Boehringer Ingelheim em comunicado oficial

Vale dizer que o medicamento tem o objetivo de facilitar a perda de peso entre as pessoas com obesidade, mas sem histórico de diabetes tipo 2. Ainda não há previsão de lançar o medicamento para o mercado.

Contudo, a solução pode ser útil para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a condição. Para se ter uma ideia, a Federação Mundial de Obesidade prevê que até 2025, 2,7 bilhões de adultos poderão estar vivendo com obesidade ou sobrepeso.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma