Teste de gravidez de farmácia funciona?

Gravidez e maternidade Saúde
10 de Maio, 2023
Teste de gravidez de farmácia funciona?

O teste de gravidez de farmácia costuma ser o primeiro recurso a ser utilizado quando a mulher suspeita que está esperando um bebê. Mas afinal, será que esse método é realmente confiável?

Primeiramente, vale explicar como funciona o teste: trata-se de um dispositivo utilizado para detectar a gravidez em casa. É rápido e simples e pode ser adquirido em farmácias ou drogarias sem a necessidade de prescrição médica. Existem dois tipos principais de testes de gravidez de farmácia: os testes de urina e os testes de sangue. Entenda mais sobre o assunto!

Leia mais: Guia da tentante: saiba como planejar a sua gravidez

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Os testes rápidos de gravidez (TRg – caseiro ou de farmácia) podem ser feitos após o atraso menstrual de sete dias ou mais. Assim, detectam se há presença do hormônio beta hCG (produzido durante a gestação) na urina. O resultado sai em poucos minutos, indicando se é positivo ou negativo. Além disso, há opções que estimam o período da gestação.

No entanto, a eficácia e o desempenho podem depender da técnica e interpretação das usuárias. De todo modo, em geral, os melhores testes de farmácia chegam a 98% de segurança.

Afinal, é confiável?

Os testes de gravidez de farmácia geralmente são confiáveis quando usados corretamente e, em geral, fornecem resultados precisos. No entanto, a eficácia do teste pode variar dependendo da marca, qualidade e do momento da realização do teste.

Para obter resultados mais confiáveis, é recomendável seguir cuidadosamente as instruções fornecidas com o teste. A maioria dos testes de farmácia recomenda fazer o teste alguns dias após o atraso menstrual, pois nesse momento a concentração de hCG na urina é maior e a precisão do teste aumenta.

É importante observar que nenhum teste de gravidez, incluindo os de farmácia, é 100% infalível. Fatores como o uso inadequado do teste, medicamentos que interferem nos resultados ou problemas de saúde específicos podem afetar a precisão do teste.

Se você realizar um teste de gravidez de farmácia e obtiver um resultado positivo ou tiver dúvidas sobre os resultados, é sempre recomendável confirmar o resultado com um profissional de saúde, como um médico ou ginecologista. Eles podem realizar um teste de gravidez mais sensível e oferecer orientação adequada com base no seu caso específico.

Outros recursos para descobrir a gravidez

  • Teste de gravidez urinário: não precisa de laboratório e leva apenas 1 a 5 minutos para gerar o resultado. Assim, o resultado fica positivo para valores de hCG urinário a partir de 20 a 50 mUI/mL.
  • Teste de gravidez sanguíneo: é o método mais sensível para detectar o beta hCG no início da gravidez, identificando níveis do hormônio de 5 a 10 mUI/mL. A concentração de hCG é maior no sangue do que na urina. Portanto, no início da gravidez, um teste no soro pode ser positivo enquanto o teste na urina ainda é negativo.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

médico escutando batimentos cardíacos de um paciente com um estetoscópio
Saúde

Biomarcadores no sangue ajudam a identificar risco de AVC em pessoas com fibrilação atrial

Pesquisa dos Estados Unidos mostra que quatro biomarcadores presentes no sangue refletem maior sobrecarga cardíaca, inflamação e coagulação

bebês ozempic
Saúde

‘Bebês Ozempic’: medicamento pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

foto do ator Felipe Simas, que foi recentemente diagnosticado com neurite óptica
Saúde

Felipe Simas foi diagnosticado com neurite óptica. Entenda a condição

O ator Felipe Simas compartilhou em seu Instagram que foi diagnosticado e enfrentou a neurite óptica, inflamação que, se não tratada, pode comprometer a visão