Substância do feijão branco que ajuda a emagrecer; conheça
Você já ouviu falar em uma substância do feijão branco que ajuda a emagrecer? A faseolamina faz com que o alimento seja um aliado no processo de emagrecimento. A médica nutróloga Mariana de Rezende Mármora explica os motivos pelos quais o componente influencia na perda de peso e os benefícios de consumi-lo.
“A faseolamina é uma glicoproteína obtida do feijão branco (Phaseolus vulgaris)”, explica a profissional. Em resumo, a função da faseolamina é bloquear parcialmente a ação da enzima alfa-amilase. “Essa enzima é sintetizada e liberada pelo pâncreas quando fazemos a ingestão de carboidratos”, esclarece.
Acima de tudo, a faseolamina atua na inibição da ação da enzima de transformar o carboidrato (amido) em glicose. “Com a inibição dessa enzima, o organismo não digere os amidos. Assim, eles vão diretamente ao intestino e, então, ocorre a eliminação através das fezes”, afirma.
Substância do feijão branco realmente ajuda a emagrecer?
Combinada com uma rotina saudável, a faseolamina pode ajudar a emagrecer. Isso se deve justamente pelo impedimento da ação da enzima. “Através desse mecanismo a faseolamina auxilia no emagrecimento e beneficia pessoas diabéticas, pois diminui a quantidade de açúcar no sangue”, diz.
Entretanto, vale lembrar que nenhum alimento tem, de forma isolada, o poder de emagrecer ou engordar. Na verdade, os hábitos como um todo contribuem de forma bem mais assertiva nesse processo. Além disso, a profissional não recomenda consumir quantidades exageradas de feijão branco em busca da faseolamina para emagrecer, uma vez que o excesso pode trazer malefícios para a saúde.
Mariana explica que, à princípio, não há danos relacionados ao consumo da substância. Entretanto, “se usada sem indicação e em doses não recomendadas, mesmo que seja um produto natural, a faseolamina pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como, por exemplo: náuseas, dor de cabeça, inchaço abdominal, gases e diarreia”.
Leia também: Feijão branco: Benefícios que você precisa conhecer
Cápsulas
Além de estar presente no feijão branco, a faseolamina também já está disponível na forma de cápsulas. As farmácias de manipulação são as responsáveis por produzi-las. “As cápsulas só podem ser manipuladas em farmácias magistrais. A sua matéria-prima deve ser obtida de fornecedores que possuam laudo e certificado de análise que garantam sua qualidade”, alerta a médica.
Além disso, é preciso ter uma orientação profissional para adquiri–las, já que elas atuam no tratamento de indivíduos que estão no processo de perda de peso e como efeito hipoglicemiante em pessoas com diabetes. Mariana ainda revela que as cápsulas de faseolamina são contraindicadas no caso de grávidas e indivíduos dependentes de insulina. Por isso, lembre-se de consultar um médico.
Fonte: Mariana de Rezende Mármora, médica nutróloga titulada pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).