Sono e saúde mental: Como a qualidade das nossas noites afeta a mente

Bem-estar Sono
04 de Agosto, 2021
Sono e saúde mental: Como a qualidade das nossas noites afeta a mente

Você já parou para pensar que os nossos dias muitas vezes são ditados pela qualidade do nosso sono? Afinal, você já deve ter reparado que, quando dormimos mal, o mau humor dá as caras, a produtividade cai e até a fome parece ser maior. Mas qual é exatamente a relação entre sono e saúde mental?

No terceiro episódio do podcast De Bem Com Você, da Vitat, a apresentadora Cris Dias entrevista o médico Guilherme Brassanini e a psicóloga Edwiges Parra para desvendar os problemas causados pelas noites mal dormidas. De quebra, os convidados dão dicas práticas para ter um sono de qualidade. Se a gente fosse você, não perdia essa:

Conheça os convidados

sono e saúde mental

Guilherme Brassanini é médico otorrinolaringologista e especialista em sono saudável. Ele incentiva todos os seus pacientes a praticarem a chamada higiene do sono. “São costumes que você inclui na sua rotina a fim de favorecer o ato de dormir. E eles podem ser feitos desde o despertar: tomar sol, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável são bons exemplos”, explica.

Edwiges Parra é formada em psicologia. Ela complementa que, além de adotar certos hábitos saudáveis, muitas vezes é necessário investigar a principal causa da dificuldade para dormir. “A gente precisa identificar a situação-gatilho. Síndrome do pânico, depressão e ansiedade são fatores bem comuns.”

Sono e saúde mental: O que causa a dificuldade para dormir?

Rotina estressante, problemas familiares/conjugais, sensação de angústia causada pela pandemia, luto… Os dois últimos anos não foram fáceis para a maioria das pessoas. “Os casos de burnout já vinham aumentando desde 2019. Ultimamente, eles cresceram mais ainda”, explica a psicóloga. E aí, já viu: a privação do sono pode dar as caras.

Ademais, alguns problemas físicos também não deixam você pegar no sono. “Estudos mostram que cerca de 1/3 da população apresenta algum distúrbio do sono — como a apneia. Então, se você dorme a noite inteira e, mesmo assim, sente cansaço durante o dia, procure um especialista. O mesmo vale para quem sonha muito: esse é outro sinal de alerta”, afirma o médico.

Sono e saúde mental: Mas o que fazer?

O primeiro passo é buscar ajuda especializada. O médico ou psicólogo irá fazer uma série de perguntas para entender quais fatores de risco estão envolvidos nas noites mal dormidas: se há histórico familiar de depressão ou ansiedade, se você ronca, ou até se ganhou muito peso repentinamente, por exemplo.

Além disso, a adoção de hábitos mais saudáveis, como já dito anteriormente, faz toda a diferença. E isso inclui comer melhor, se exercitar, tentar meditar e fazer psicoterapia. “Porém, é preciso entender que nem todo mundo tem condições financeiras de fazer todas essas mudanças. Cabe ao profissional, juntamente com o paciente, entender quais recursos estão dentro da realidade dele”, diz Edwiges Parra.

Quer saber mais? Então não deixe de escutar o terceiro episódio do De bem com você!

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva