Smoothie de banana caseiro para emagrecer
Um dos grandes pontos positivos da banana é a sua versatilidade. Isso porque, além de poder ser consumida in natura, ela é uma fruta que faz parte de diversas receitas fitness simples e práticas, como panquecas, vitaminas, cookies e mingaus. Fonte de carboidratos, a banana é bastante benéfica para a saúde, tendo altas concentrações das vitaminas A e C e de potássio. Nos dias mais quentes, vale investir no preparo de um smoothie de banana – além de ser extremamente refrescante, a bebida pode fazer parte de uma dieta de emagrecimento, uma vez que contém ingredientes saudáveis e nutritivos.
Poucos sabem, mas a banana, por ser um alimento eletrólito, fortalece o coração. Além disso, ela melhora o funcionamento intestinal, pode dar um “up” no humor e ainda é uma ótima fonte de energia – não à toa, muitos atletas apostam nela como pré-treino.
Vale lembrar, ainda, que existem diversos tipos de banana. Cada uma delas funciona melhor para um preparo determinado, mas todas fazem bem para a saúde. Para o smoothie de banana, a melhor opção é a prata. No que diz respeito às calorias, uma unidade de banana prata (100g) equivale a 100 Kcal. As quantidades a serem consumidas por dia variam de acordo com o objetivo de cada um, mas, em geral, ela pode fazer parte de qualquer tipo de dieta.
Além da banana, outro ingrediente essencial no preparo da bebida é a aveia. Fonte de fibras, ela é ótima para o funcionamento do intestino e contribui para a redução do colesterol ruim e o controle da glicose. O grão também atua na sensação de saciedade, o que colabora para o processo de emagrecimento.
Receita de smoothie de banana
Ingredientes:
- Uma banana prata;
- Duas colheres de sopa de aveia em flocos;
- Uma xícara de chá de leite desnatado;
- Uma colher de sopa de cacau em pó.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a banana no congelador por 3 horas até que congele. Em seguida, pique a banana congelada em pequenos pedaços. Logo após, junte todos os ingredientes no liquidificador e, por fim, bata bem. Então, sirva ainda gelado.
Leia também: Receitas com banana: 8 opções para inovar o cardápio!