5 sinais de que você pode ter intolerância ao glúten

Alimentação Bem-estar Saúde
17 de Maio, 2022
5 sinais de que você pode ter intolerância ao glúten

Você sempre apresentou alguns sinais de que não se dá bem com certos alimentos (pães e massas, por exemplo), mas nunca confirmou nenhuma condição, ou sequer investigou o problema? Pois aqui vai um grande motivo para você procurar um médico: tratar doenças gastrointestinais pode melhorar muito a sua qualidade de vida! Por isso, fique atento a certos sintomas da intolerância ao glúten:

Doença Celíaca vs. intolerância ao glúten

Podem até parecer a mesma coisa, mas não são. De acordo com o cirurgião geral e bariátrico Dr André Augusto Pinto, da Clínica Gastro ABC, “a intolerância ao glúten é a incapacidade a ou dificuldade de digestão do glúten, que é uma proteína presente em alimentos como trigo, centeio e cevada”, ele diz.

A Doença Celíaca também é um tipo de intolerância ao glúten, contudo, a sua origem é genética e autoimune. Ou seja, trata-se de uma resposta inflamatória do próprio corpo quando há o consumo do alimento. Além disso, ela pode gerar algumas consequências específicas ao organismo, como queda de cabelo e coceira na pele.

Para identificar cada caso, é sempre bom procurar um profissional qualificado, que fará uma análise clínica e pedirá alguns exames. “O diagnóstico é feito através de exames de fezes e biópsia intestinal com colonoscopia e endoscopia digestiva alta.”

Leia também: Como o horário das refeições influencia no refluxo?

Sintomas de intolerância ao glúten

Muitas vezes, a intolerância ao glúten pode passar despercebida na vida de alguém. Mas isso não quer dizer que ela não dê sinais. Dr André Augusto Pinto lista os principais:

Você sofre constantemente com problemas digestivos

E eles incluem:

  • Diarreia crônica;
  • Dor e inchaço na barriga algumas horas depois das refeições;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômitos frequentes;
  • Intolerância à lactose;
  • Gordura nas fezes.

Você está sempre cansado

O médico explica que a fadiga e o cansaço aparecem porque o corpo gasta toda a energia no combate à inflamação crônica do intestino, causada pela intolerância ao glúten não tratada. Assim, a sensação se dá mesmo em pessoas que fazem atividades físicas e dormem bem.

Seu humor varia muito durante o dia

Tontura e alterações de humor acontecem principalmente após as refeições, com sintomas de irritabilidade e ansiedade. Isso porque substâncias como a serotonina (hormônio da felicidade) são produzidas no nosso trato digestivo — mas a produção é afetada em quadros de intolerância ao glúten.

Sentimentos como tristeza são frequentes

“A conexão entre o intestino e o nosso cérebro ajuda a entender como a depressão, a ansiedade, as doenças autoimunes e até a obesidade estão ligadas”, afirma o especialista.

Você tem crises de enxaqueca

“A enxaqueca começa entre 30 e 60 minutos após a refeição, podendo ser seguida de visão turva e dor ao redor dos olhos”, explica Dr André Augusto Pinto.

Sintomas menos comuns da intolerância ao glúten

Além disso, o médico diz que podem ocorrer sintomas atípicos:

  • Gordura no fígado;
  • Fraqueza nos músculos;
  • Redução da massa óssea;
  • Fraturas;
  • Falta de coordenação;
  • Por fim, comprometimento da medula óssea.

Fonte: Dr André Augusto Pinto, cirurgião geral e bariátrico da Clínica Gastro ABC.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o

mãos preparando um chá de gengibre em uma bancada
Alimentação Bem-estar

Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre

Raiz sempre foi usada por diferentes povos milenares, que acreditavam em suas propriedades medicinais