Simulador de escada: o que é, benefícios e como usar

Bem-estar Movimento
31 de Maio, 2022
Simulador de escada: o que é, benefícios e como usar

Se você treina na academia, provavelmente já viu o simulador de escada. O aparelho é uma ótima forma de fortalecer os músculos das pernas e glúteos e, de quebra, queimar calorias

Como o nome já diz, o simulador de escadas consiste em um aparelho que simula uma escada. Assim, para utilizá-lo, você tem que projetar o seu corpo ou fazer força de subida, exigindo dos seus membros inferiores.

Além disso, a boa notícia é que você não precisa ser um atleta de nível avançado para obter os benefícios do equipamento. Porém, é um exercício que utiliza muito os membros inferiores e, se o aluno for iniciante ou pré-intermediário, ele vai sentir mais fadiga e cansaço na perna. 

Leia também: Treino cardio: O que é, como fazer e exercícios

Para que serve?

De acordo com o gerente técnico do Grupo Smart Fit e profissional de educação física, Guilherme Micheski, os principais objetivos deste aparelho são o condicionamento físico e a perda de gordura. 

“O simulador de escada serve para trabalhar o nosso sistema cardiovascular, tendo como resultado a queima de gordura e o trabalho de condicionamento físico. Porém, se o aluno não tem muita força, ele vai sentir muito trabalho muscular da perna.”

Quantas calorias o simulador de escada queima?

Uma das maiores dúvidas das pessoas que praticam atividades físicas é quantas calorias cada exercício/aparelho queima. Mas, segundo Guilherme, as pessoas não devem se basear no gasto calórico apenas durante o treino: “até porque o exercício promove um aumento do gasto calórico e uma aceleração do metabolismo não só durante a sua realização, mas no pós também.” 

“Por ele envolver uma força muito grande de membros inferiores, ele acaba sendo mais intenso do que outros equipamentos de cardio, como bike e esteira. Mas tudo vai depender da intensidade que você quiser. Se uma pessoa fizer escada na velocidade dois, ela vai gastar menos calorias do que alguém que está treinando na bike em ritmo intenso”, explica. 

A boa notícia é que os aparelhos de escada mais modernos já contam com uma calculadora de gasto energético, que vai deduzindo quantas calorias você está gastando durante o esforço — para isso, ele mede sua frequência cardíaca. Isso pode ser muito interessante para quem está em déficit calórico, ou seja, precisa consumir menos calorias do que gasta diariamente para emagrecer

Mas como descobrir quantas calorias eu preciso todos os dias? 

Essa já é uma conta um pouco mais complexa, que geralmente é feita por profissionais como nutricionistas. Mas para facilitar as coisas, trouxemos um teste para você! É só preencher, que ele faz todo o trabalho: 

Qual é melhor: esteira ou simulador de escada?

Depende do seu objetivo. Portanto, se você quer perder gordura e não consegue ou não gosta de correr, a escada é uma excelente opção.

Por outro lado, se você não tem restrições, gosta de correr e consegue manter uma boa intensidade de treino, não há motivos para trocar um pelo outro. “A diversidade e a intensidade dos exercícios são as principais diferenças entre eles. Então, não tem como dizer qual é melhor. Mas, sim, qual intensidade você gostaria ou você tolera mais em um ou em outro”, ressalta o profissional de educação física.

Benefícios 

O simulador de escada pode trazer vários benefícios para a saúde. Confira abaixo:

  • Melhora a capacidade cardiovascular;
  • É dinâmico;
  • Fortalece os músculos das pernas e glúteos;
  • Aumenta a sensação de bem-estar;
  • Queima calorias.

Fonte: Entrevistado: Guilherme Micheski – Gerente técnico do Grupo Smart Fit, profissional de educação física e pós-graduado em Medicina Esportiva – UNIFESP.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes