Simulador de escada: veja como fazer, benefícios e dicas

Bem-estar Movimento
27 de Março, 2024
Simulador de escada: veja como fazer, benefícios e dicas

Se você treina na academia, provavelmente já viu o simulador de escada. O aparelho é uma ótima forma de fortalecer os músculos das pernas e glúteos e, de quebra, queimar calorias. 

A boa notícia é que você não precisa ser um atleta de nível avançado para obter os benefícios do equipamento. Por outro lado, é um exercício que utiliza muito os membros inferiores e, se o aluno for iniciante ou pré-intermediário, é comum sentir mais fadiga e cansaço na perna. Saiba mais a seguir!

Leia também: Treino cardio: O que é, como fazer e exercícios

Simulador de escada: Para que serve?

Como o nome já diz, o simulador de escada consiste em um aparelho semelhante a uma escada. Para utilizá-lo, você tem que projetar o seu corpo ou fazer força de subida, exigindo força e resistência dos seus membros inferiores.

De acordo com o gerente técnico do Grupo Smart Fit e profissional de educação física, Guilherme Micheski, os principais objetivos deste aparelho são o condicionamento físico e a perda de gordura. 

“O simulador de escada serve para trabalhar o nosso sistema cardiovascular, tendo como resultado a queima de gordura e o trabalho de condicionamento físico. Porém, se o aluno não tem muita força, ele vai sentir muito trabalho muscular da perna”, complementa o especialista.

Quanto a musculatura, o exercício trabalha a região da musculatura inferior do corpo, que ativa bem quadríceps e glúteo para efetuar bem o movimento. Além disso, o movimento também trabalha o abdômen. 

Benefícios do simulador de escada

A seguir, veja as principais vantagens do aparelho para a saúde:

  • Melhora a capacidade cardiovascular;
  • É dinâmico;
  • Fortalece os músculos das pernas e glúteos;
  • Aumenta a sensação de bem-estar;
  • Queima calorias.

Para a personal Aline Becker, o simulador de escada é uma ótima opção para trabalhar o sistema cardiorrespiratório:

“Ele vai te dar condicionamento respiratório para você fazer um treino de membros inferiores melhor e, consequentemente, um treino de musculação mais eficiente. E é óbvio que se a gente melhora também o condicionamento cardiorrespiratório, a gente aumenta a frequência cardíaca, gastando mais calorias. Então ele é realmente um ótimo aparelho para investir no cardio”, diz a  especialista.

Quantas calorias o simulador de escada queima?

Uma das maiores dúvidas das pessoas que praticam atividades físicas é quantas calorias cada exercício/aparelho queima. Mas, segundo Guilherme, as pessoas não devem se basear no gasto calórico apenas durante o treino: “até porque o exercício promove um aumento do gasto calórico e uma aceleração do metabolismo não só durante a sua realização, mas no pós também.” 

“Por ele envolver uma força muito grande de membros inferiores, ele acaba sendo mais intenso do que outros equipamentos de cardio, como bike e esteira. Mas tudo vai depender da intensidade que você quiser. Se uma pessoa fizer escada na velocidade dois, ela vai gastar menos calorias do que alguém que está treinando na bike em ritmo intenso”, explica. 

A boa notícia é que os aparelhos de escada mais modernos já contam com uma calculadora de gasto energético, que vai deduzindo quantas calorias você está gastando durante o esforço — para isso, ele mede sua frequência cardíaca. Isso pode ser muito interessante para quem está em déficit calórico, ou seja, precisa consumir menos calorias do que gasta diariamente para emagrecer

Perguntas frequentes

simulador de escada

1 – Simulador de escada emagrece?

A escada é um ótimo exercício para trabalhar o sistema cardiorrespiratório aumentando o gasto calórico e, portanto, pode sim potencializar a queima de gordura e contribuir com o emagrecimento. Mas além de investir nos treinos, é fundamental alinhar outros pilares para obter uma perda de peso saudável e sustentável à longo prazo. 

“Não é só treino de musculação, a gente também tem que estar realmente ligado a uma dieta hipocalórica (que causa déficit calórico) e isso significa que você precisa ter uma alimentação com balanço energético menor do que você ingere para acontecer a queima de gordura”, complementa a personal.

2 – Como fazer HIIT no simulador de escada?

A personal Aline Becker explica que é possível fazer um treino HIIT no simulador de escadas com tiros de alta intensidade. “Existem vários protocolos que a gente pode usar na esteira, na bike, assim como na escada. Por exemplo: Oito tiros de 30 segundos de ação, numa velocidade bem alta, saindo da zona de conforto, com 30 segundos de descanso. Você faz isso por oito vezes, o que deixa a sua frequência cardíaca muito alta”.

3 – Qual é melhor: esteira ou simulador de escada?

Depende do seu objetivo. Portanto, se você quer perder gordura e não consegue ou não gosta de correr, a escada é uma excelente opção. Por outro lado, se você não tem restrições, gosta de correr e consegue manter uma boa intensidade de treino, não há motivos para trocar um pelo outro.

“A diversidade e a intensidade dos exercícios são as principais diferenças entre eles. Então, não tem como dizer qual é melhor. Mas, sim, qual intensidade você gostaria ou você tolera mais em um ou em outro”, ressalta Guilherme.

4 – Qual é a frequência ideal? 

“Não existe uma frequência exata porque vai depender muito do volume total de treino ao longo da semana. Então mas a ideia é que seja pelo menos três vezes por semana para ter uma frequência legal para obter resultado tendo aí pelo menos nesses dias 20 minutos por dia e numa intensidade moderada a alta para realmente trabalhar o sistema cardiorrespiratório e sair da zona de conforto”, complementa a especialista Aline Becker.

Por isso, a melhor estratégia para definir a frequência ideal para o aparelho é alinhar o seu treino com um profissional de educação física, que ajustará o tempo e intensidade baseado nas suas necessidades individuais 

 

Fonte:

  • Aline Becker, personal trainer;
  • Guilherme Micheski – Gerente técnico do Grupo Smart Fit, profissional de educação física e pós-graduado em Medicina Esportiva – UNIFESP.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher sentada no sofá com um frasco de vitaminas essenciais para idosos.
Alimentação Bem-estar

7 vitaminas essenciais para idosos e quando suplementar

Com o envelhecimento, a absorção de nutrientes muda, podendo ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais para manter a saúde.

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens