Shilajit: O que é, para que serve e seus benefícios
O shilajit é um fitocomplexo (conjunto de substâncias diversas) natural encontrado principalmente nas rochas do Himalaia. Ele é o resultado de um longo processo de decomposição de vegetais e minerais, rico em nutrientes, que se desenvolve ao longo dos séculos a partir da decomposição das plantas. Trata-se de um composto procognitivo, ou seja, que beneficia a saúde cerebral. Ainda, faz parte das práticas de Medicina Ayurveda.
Também chamado de salajit, shilajatu, mimie, ou mummiyo, geralmente é comercializado em forma de pó, que possui uma coloração marrom de tom escuro, quase preto. Basicamente, é composto por uma grande diversidade de fitonutrientes, entre eles:
- Ácido fúlvico, o seu principal ingrediente ativo;
- Mais de 80 tipos de minerais;
- Ácido húmico (e ácidos urônicos).
- Lipídios;
- Glicosídeos fenólicos;
- Outros metabólitos vegetais e microbianos;
- Pequenos peptídeos e aminoácidos.
Além disso, é rico em antioxidantes e pode atuar como calmante.
Leia também: Melhores vitaminas para a memória e função cognitiva
Benefícios do shilajit
Fortalece a imunidade
Rico em antioxidantes, ajuda a fortalecer a imunidade, combater inflamações, prevenir doenças inflamatórias, bem como o envelhecimento precoce da pele (resultado do estresse oxidativo causado pelos radicais livres). Não só, é antiviral.
Alivia o estresse e a ansiedade
Ainda, o fitocomplexo pode promover o alívio do estresse e da ansiedade, bem como da fadiga crônica. Ou seja, beneficia o humor e a saúde mental, assim como é vantajoso para a saúde cerebral e função cognitiva.
Leia mais: Comer peixe ajuda a proteger o cérebro da poluição do ar
É diurético
Além disso, é diurético. Portanto, ajuda a prevenir a retenção de líquido e o consequente inchaço do corpo.
Estimula a libido
A substância estimula a libido (apetite sexual). Ainda, pode ajudar no tratamento da infertilidade masculina, como demonstrado em um estudo realizado na Índia, país onde o shilajit é utilizado há séculos.
Previne a anemia
O shilajit contém ferro em sua composição. A deficiência de ferro é a maior responsável pelo diagnóstico de anemia.
Leia também: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento
Como consumir shilajit
Em geral, é ingerido dissolvido em água ou no leite. Porém, vale ressaltar que, devido à falta de pesquisas, pouco se sabe sobre a segurança e efeitos colaterais do uso a longo prazo ou regular de shilajit. Consulte seu médico antes de consumir o ingrediente.