Shampoo sem sulfato: qual é a diferença e por que você deveria usar
O shampoo sem sulfato está cada vez mais em alta entre as pessoas que estão preocupadas em cuidar não só da beleza, mas também da saúde e do bem-estar.
Prova disso é a variedade de produtos com ingredientes naturais que começaram a surgir nas prateleiras, diante da procura por fórmulas livres deste e outros ingredientes.
Mas, afinal, qual é a diferença entre o shampoo com e sem sulfato? Quais riscos a substância pode oferecer para a saúde?
A seguir, a farmacêutica Karina Soeiro esclarece essas e outras dúvidas sobre o tema. Confira!
Leia também: Cabelo com frizz: veja quais são as causas e saiba como evitar
Diferença entre shampoo com e sem sulfato
De acordo com Karina, o shampoo com sulfato possui detergentes pesados, que limpam e removem resíduos do couro cabeludo além do necessário, prejudicando a proteção natural do fio.
Como consequência, o produto acaba retirando a oleosidade natural do couro cabeludo, o que pode fazer com que os cabelos percam a maleabilidade, o brilho e a força.
Leia também: Cabelo elástico: como ele é e o que fazer para recuperar os fios
“A maioria dos shampoos têm sua base composta por surfactantes aniônicos, ou seja, os sulfatos, que são os responsáveis por formar a espuma do produto. Seu uso, portanto, faz com que os fios se tornem mais rígidos, elásticos, opacos e suscetíveis à quebra – algo que ninguém deseja”, ela aponta.
Em contrapartida, quando se usa um shampoo livre de sulfato, a profissional explica que a limpeza é muito mais suave. Assim, ele retira apenas a sujeira e a oleosidade em excesso dos fios, deixando a saúde da cutícula do fio intacta.
Leia também: Shampoo sem sal é melhor para a saúde dos fios? Profissional explica
Além disso, ele ainda higieniza os fios sem a necessidade de esfregar muito a raiz em busca da espuma. Basta fazer uma massagem suave no couro cabeludo e enxaguar.
“Dessa forma, as cutículas ficam intactas, sendo uma excelente opção para cabelos muito porosos ou danificados. A limpeza suave e menos agressiva dos produtos que não possuem sulfatos garante que os fios fiquem limpos e saudáveis.”
Leia também: Profissional explica se shampoo 2 em 1 funciona e se é bom para os fios
5 benefícios do shampoo sem sulfato
Usar shampoo sem sulfato não beneficia apenas a beleza e a saúde do cabelo, mas também contribui com o meio ambiente.
A seguir, Karina aponta 5 motivos para usar esse produto:
- É ideal para pessoas com cabelos quimicamente danificados e ressecados, pois mantém o cabelo naturalmente mais hidratado e com aparência mais bonita;
- É ótima opção para cabelos naturalmente secos e mais frágeis – como é o caso dos cabelos crespos e cacheados, por exemplo –, pois evita a retirada da oleosidade natural do couro cabeludo;
- Previne a quebra capilar, já que evita o ressecamento causado pelo lauril sulfato de sódio, um sal adicionado no shampoo que ajuda a limpar os fios e o couro cabeludo de forma mais profunda removendo sua oleosidade natural;
- Evita o frizz, por preservar a oleosidade natural e limpar os fios sem ressecá-los;
- Contribui com o meio ambiente.
Leia também: Saiba quais são os benefícios dos cosméticos naturais
“Os produtos que possuem sulfafo em suas formulações, interferem diretamente no desenvolvimento do bioplâncton, ou seja, no início da cadeia alimentar dos peixes, sendo tóxico para animais aquáticos”, alerta a profissional.
“Outro fator é que o lauril sulfato de sódio pode ser derivado dos óleos de coco e de palma, que são ricos em ácido láurico. No entanto, para produzi-los, florestas tropicais são destruídas para dar lugar às plantações de palmeiras, o que implica na destruição da vida selvagem e extingue o balanço do ecossistema da região”, finaliza.
Leia também: Shampoo em barra: saiba quais são os benefícios e como usar o produto
Como saber se há sulfato na fórmula?
De acordo com Karina, é possível ter essa informação no rótulo dos produtos, onde os ingredientes costumam estar listados em ordem decrescente de predominância.
Leia também: Lavar o cabelo todos os dias: saiba se isso faz mal para os fios
“Existem diferentes tensoativos contendo sulfatos, como laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato”, ela aponta.
“Algumas marcas podem até estampar rótulos com a expressão ‘sem sal’ em seus produtos, mas isso, na maioria das vezes, significa apenas ‘sem cloreto de sódio (sal de cozinha)’. Por isso há tantos shampoos cujos ingredientes compõem-se por uma mistura de sulfatos mesmo quando alegam não conter”, alerta.
Fonte: Karina Soeiro, farmacêutica mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos.