Quer sentir menos fome? Siga uma dieta low carb

18 de maio, 2020

A maioria dos praticantes da dieta low carb relata sentir menos fome quando inicia essa metodologia. O que pode levar muitos iniciantes ou curiosos a questionar se realmente seguir esse estilo alimentar faz perder o apetite. 

Dieta low carb x sentir menos fome: Entenda a relação

É completamente normal que a fome diminuiu quando iniciamos a low carb. Isso acontece pelo fato de diminuirmos o consumo de carboidratos e aumentarmos o consumo de gorduras.

Assim, quando consumimos mais carboidratos, provocamos mais picos de insulina em nosso organismo, que é o hormônio transportador de glicose no sangue. E, quando essa insulina cai novamente, sentimos fome mais rápido. Porém, quando diminuímos o consumo dos carboidratos e aumentamos o de gordura, essa insulina para de ser ativada com tanta frequência, o que faz com que demoremos mais para sentir fome novamente.

Outro fator que leva a sentir menos fome é que as gorduras são nutrientes que demandam mais tempo para serem digeridos e absorvidos no organismo em comparação com os carboidratos. Ou seja, elas ficam por mais tempo no estômago, provocando uma sensação de saciedade mais prolongada.

Coma quando tiver fome

Sabe aquela regra de que para emagrecer você deve comer a cada 3 horas? Pois é, ela é uma grande mentira. Na low carb, você vai consumir alimentos que trarão a sensação de saciedade por mais tempo. Assim, o ideal é comer apenas quando estiver com fome.

Portanto, fique tranquilo. Ao iniciar a low carb, tenha consciência de que naturalmente irá diminuir o número de refeições do dia. 

Sobre o autor

Vanessa Losano
Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283