Dicas para prevenir e combater a sensibilidade nos dentes
Basta apreciar um sorvete ou tomar um cafezinho, por exemplo, para sentir o temido incômodo nos dentes. Se você enfrenta esse problema, saiba que a sensibilidade dentária é muito comum.
Mas a boa notícia é que neste episódio do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias entrevista o cirurgião-dentista Dr Andreas Koren, que dá dicas de como prevenir e tratar a condição. Não perca:
Conheça o convidado
Dr Andreas Koren (CROSP: 95.373) é cirurgião-dentista e diretor clínico da Signature Clinica Boutique.
O que é a sensibilidade dentária e por que ela surge?
De acordo com o especialista, trata-se de uma doença dentária. É uma espécie de alerta do corpo, informando que há algo errado. E pode parecer que não, mas até o estresse e alguns hábitos considerados “saudáveis” podem afetar a nossa boca, sabia?
“O estresse, por exemplo, inicia um processo de desequilíbrio em nosso organismo que desencadeia vários gatilhos: suamos mais, ficamos com a boca mais seca e o nosso sistema gástrico trabalha de forma mais acelerada. Se isso se torna frequente, pode gerar problemas bucais”, explica o dentista.
O refluxo é outro exemplo de problema que desequilibra o pH da região, trazendo agressões a longo prazo. “O que acontece é que o ácido vai correndo aos poucos, danificando o esmalte e expondo mais a porosidade dos dentes.”
Leia também: Key Alves sofre com dores no dente do siso
Dicas para evitar e combater a sensibilidade dentária
- Não escove os dentes imediatamente após consumir algo ácido (como frutas e café) — espere de 30 a 40 minutos;
- Fazer visitas periódicas ao dentista;
- Revisar o comportamento que está piorando o problema (por exemplo, diminuir o estresse ou tratar o refluxo);
- Aprender a passar o fio dental corretamente.
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.