Semente de melão: Benefícios que você precisa conhecer
A semente de melão é usualmente descartada na hora de consumir a fruta. Isso acontece pois não é de conhecimento geral as ricas propriedades que essa semente possui, como sua abundância em proteína. Na Ásia e no Oriente Médio, tirar proveito dos benefícios da semente do melão já é costume há séculos.
Benefícios da semente de melão
Ajuda no ganho de massa magra
Cerca de 30% a 35% da semente de melão é composto por proteínas, sendo assim, ela é uma fonte de proteína vegetal. Portanto, ela ajuda no ganho de massa magra (hipertrofia) e a manuntenção da saúde dos músculos e dos ossos, pois as sementes são também fonte de cálcio.
Protege a saúde do coração
As sementes são também fonte de gordura boa, ou seja, de ácidos graxos. Entre as gorduras que compõem as sementes de melão estão o ômega-3 e o ácido linoleico. A presença desses ácidos graxos também ajudam na perda de peso, pois eles dificultam o acúmulo de gordura corporal.
Leia também: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças
Ajuda na digestão e no funcionamento intestinal
Fonte de fibras, ajuda na digestão e promove o melhor funcionamento do intestino, de forma que acelera o trânsito intestinal. Sendo assim, incluir a semente na alimentação pode reduzir a sensação de inchaço abdominal e, consequentemente, ajudar no emagrecimento.
Leia também: Lanches saudáveis que são bons para o intestino
Fortalece a imunidade
Ainda, entre suas propriedades, há uma grande abundâncias de vitaminas diversas, como a vitamina C e A, e minerais variados. Dessa forma, seu grande valor nutricional colabora para o fortalecimento da imunidade. Ela é também rica em antioxidantes e previne o estresse oxidativo, provocado pela ação de radicais livres no organismo.