Segunda gravidez: quanto tempo esperar entre uma gestação e outra?
AAs mulheres que planejam a segunda gravidez (ou, quem sabe, a terceira) podem se perguntar quanto tempo é necessário esperar entre as gestações. De acordo com Marcella Maia de Souza, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli, a recomendação é que se aguarde entre 12 a 18 meses entre as gravidezes.
A mesma orientação aparece em estudo realizado em parceria entre pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) e da Escola de Saúde Pública T.H. Chan. O levantamento acompanhou 150 mil nascimentos no Canadá para, então, chegar a essa recomendação. De acordo com a pesquisa, tanto a mãe quanto o bebê correm perigo caso a gravidez aconteça antes dos 12 meses.
“Geralmente, as gestações com intervalos menores ocorrem no período em que o corpo da mulher, os níveis hormonais bem como seu estado nutricional ainda estão se restabelecendo. Muitas vezes, são gravidezes não planejadas, com pré-natal inadequado e, consequentemente, maior risco”, detalha Marcella.
Leia mais: Bebê a caminho: como preparar o primogênito para chegada do irmão
Os riscos de não esperar o tempo adequado para viver a segunda gravidez
Como explica a obstetra e reforça o estudo, mulheres que vivenciam a segunda gestação antes do período adequado podem enfrentar problemas graves. Dentre eles, a especialista cita maior risco de trabalho de parto prematuro, anemia materna e maior risco de mortalidade para a mãe. Além disso o bebê pode apresentar baixo peso ao nascer.
O tipo de parto também influencia nas consequências que a figura materna pode viver. De acordo com Karen Rocha De Pauw, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, a mãe deve aguardar em torno de dois anos para vir a engravidar novamente depois de passar uma cesárea.
Dessa forma a recomendação existe porque pode ocorrer a ruptura da cicatriz uterina. Assim, “durante a gravidez, quando o útero precisa crescer, a cicatriz não tem elasticidade. Logo ela pode romper e ocorrer o óbito tanto do feto quanto da mãe”, detalha a especialista.
Por fim, de acordo com Marcella, ter vivido uma cesárea na primeira gestação não impede que a segunda seja concluída com um parto normal. Só que isso não muda o fato de que o intervalo de 12 a 18 meses entre as gravidezes precisa ser respeitado da mesma forma.
Fontes:
- Marcella Maia de Souza, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli;
- Karen Rocha De Pauw, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana.
Referência: