Saúde vs casas de aluguel de temporada: o que analisar antes de fechar a reserva?

23 de junho, 2022

Viajar é tudo de bom, certo? Estar em um lugar novo apenas para relaxar, com amigos, família ou companheiros traz sensação de bem-estar. Entretanto, as casas de aluguel de temporada precisam ser bem checadas antes de fechar a reserva. Conferir a limpeza e higiene do ambiente é muito importante, afinal, ninguém quer ficar doente durante o descanso. 

De acordo com a infectologista Flavia Cohen, ter conhecimento das condições do imóvel que vai ser alugado é muito importante. Ela indica optar por estadias mais arejadas, tendo em mente que os lugares muito quentes e úmidos são mais fáceis para a proliferação de fungos e bactérias. 

Como em sites de reserva algumas fotos acabam não mostrando detalhes das paredes do ambiente, é sempre bom conversar com o locador e pedir essas imagens. Além disso, pergunte se há infiltração, problemas com insetos (por exemplo: ninhos de barata, rato) ou buracos no teto que possam levar água para dentro do ambiente. 

Em alguns sites e hotéis, é possível visitar o espaço antes de fechar a reserva. Isso garante a satisfação do cliente e também evita problemas futuros, sejam eles financeiros ou de saúde

Leia também: Escova, esponja, esfregão… Quando trocar os materiais de limpeza da casa?

Cuidados básicos para ter nas casas de aluguel de temporada

É comum chegar nestes novos ambientes e não se preocupar com a limpeza. Em sites de reserva ou até conversa com os donos, é passado que o local já está limpo. Contudo, não custa nada garantir que a higiene foi, de fato, feita. 

“Sempre evitar o uso compartilhado de itens pessoais. Leve sempre a sua toalha, escovas de dente e roupas íntimas. Caso tenha talheres disponíveis no local, é uma boa opção lavar com água e sabão neutro antes de usar. É muito importante também fazer uma higienização completa, como, por exemplo, nas privadas, pias e copos”, recomenda a infectologista. 

Por fim, Cohen sugere uma dica importante: sempre que chegar nos imóveis, coloque as roupas de cama no sol antes de usar. Segundo a médica, a luz ultravioleta destrói bactérias por danificar seu DNA, deixando a estadia mais segura e sem riscos de infecções e alergias. 

Leia também: Como aquecer o quarto do bebê no inverno?

Fonte: Flávia Cohen, infectologista (CRM – RJ: 52.75327-0)

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.