Como aquecer o quarto do bebê no inverno?

As baixas temperaturas chegaram com tudo. Por isso, é preciso deixar os ambientes bem confortáveis e aconchegantes, especialmente para os mais pequenos. Nos dias mais frios, aprender a como aquecer o quarto do bebê facilita uma melhor noite para as crianças, além de também evitar problemas respiratórios

Leia também: Acidentes domésticos com crianças: conheça os perigos

Como aquecer o quarto do bebê 

O vento gelado entra por qualquer frestinha aberta nas portas e janelas. Sendo assim, é importante usar uma proteção, especialmente nas janelas, para evitar que o ar frio atinja as crianças. Dessa forma, escolha proteções de PVC ou madeira, porque esses materiais ajudam o conforto térmico do ambiente. 

Os tapetes são ótimos aliados nessa questão. Eles deixam o ambiente mais quente, mas é preciso se atentar e deixar os itens sempre limpos, pois, podem acumular muitas bactérias e ácaros. Escolha os tapetes fofinhos, felpudos ou com material natural. 

Outra sugestão é deixar cobertas, edredons e cobertores espalhados de forma organizada pelo ambiente. Coloque-os no berço, na cadeira de amamentar e até mesmo em cima da cômoda do bebê. Esse truque garante o conforto térmico do bebê e também dos pais. 

Leia também: O carrinho de bebê também precisa ser limpo. Veja como higienizar

As lâmpadas ajudam a manter o calor do local. Dessa forma, tenha uma boa iluminação em todo o quarto. Busque pelas lâmpadas amareladas e incandescentes. Outra dica é investir além das luzes no teto e instalar também nos rodapés do ambiente. Assim, a noite de sono do bebê segue tranquila e confortável. 

Por fim, o aquecedor pode, sim, ser boa opção, mas use com cuidado. Afinal, ele pode causar desconforto respiratório, já que retira a umidade do ar. Aqui, o ideal é deixar o aquecedor no quarto antes da chegada do bebê. Então, quando colocar a criança no berço, desligar o aparelho. 

Dica útil: ao usar o aquecedor, coloque uma bacia de água no ambiente ou um umidificador junto. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.