Saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
10 de Junho, 2021
Saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta

Você já sabe que manter uma alimentação equilibrada faz bem à saúde do corpo. Mas, muito além disso, ela proporciona também um estado emocional mais saudável. Nesse sentido, a saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta e questões de alimentação em geral. Foi o que concluiu um estudo conduzido pela Universidade Binghamton, nos Estados Unidos.

Saúde mental das mulheres é mais afetada pela dieta: Como foi o estudo

A análise investigou os diferentes grupos de alimentos que estão associados ao sofrimento mental em homens e mulheres com 30 anos ou mais. Além disso, estudou os padrões alimentares em relação à frequência de exercícios e à saúde mental. Assim, os resultados sugerem que a saúde mental da mulher é mais afetada pela dieta do que a dos homens. 

O estresse mental e a frequência de exercícios foram associados a diferentes padrões alimentares e de estilo de vida, o que dá suporte ao conceito de personalização da dieta e do estilo de vida para melhorar o bem-estar mental.

“Encontramos uma relação geral entre uma alimentação saudável, seguir uma dieta saudável, exercícios e bem-estar mental”, disse Lina Begdache, uma das autoras da pesquisa. 

Por outro lado, o estudo identificou que para padrões alimentares não saudáveis, o nível de sofrimento mental era maior nas mulheres do que nos homens. Ou seja, confirmou que as mulheres são mais suscetíveis a comer de maneira pouco saudável. 

“Fast food, pular o café da manhã, cafeína e alimentos com alto índice glicêmico estão todos associados ao estresse mental em mulheres “, disse Begdache. “Da mesma maneira, frutas e vegetais estão associados ao bem-estar mental’. 

Comidas poderosas para a saúde mental

A natureza está cheia de alimentos que podem ajudar a equilibrar nossas emoções. Ou seja, nutrientes como magnésio, potássio, vitaminas C e do complexo B, por exemplo, ajudam a regular o sistema nervoso, reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono.

Esse superpoder vem do fato de que muitos alimentos têm ligação direta com a produção e estímulo de neurotransmissores. Assim, o trabalho desses mensageiros químicos é estimular a comunicação entre as células do corpo, agindo de forma direta no humor. 

Leia também: Como ter mais ânimo para malhar

Você já deve ter ouvido falar nos três neurotransmissores mais famosos: serotonina, dopamina e noradrenalina. 

O primeiro aciona a sensação de bem-estar, trabalha nas emoções e atua como sedativo e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina respondem pelo ânimo, energia e disposição.

E quais são os alimentos que disparam essas substâncias? As mais conhecidas são os aminoácidos como triptofano, tiramina e tirosina, os carboidratos, o ácido fólico, o cálcio, o selênio e os ácidos graxos. “Comidas mais ricas nesses nutrientes são importantes para a sensação de bem-estar. Pois, de forma geral, estamos falando de chocolate e açúcar. Mas, podemos optar por alimentos menos calóricos e mais saudáveis como a banana e o cacau”, afirma Graziela Ferreira, coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário IESB.

A dica, entretanto, é ter uma alimentação equilibrada, que contemple diferentes grupos alimentares e focada em comida de verdade – o que significa mais alimentos in natura e menos processados. “Pois, é isso que vai ajudar você a ter uma vida mais saudável e feliz”, finaliza Graziela. 

Alimentos amigos do bem-estar

  • Ovos: ricos em vitaminas do complexo B, colaboram para o bom humor.
  • Carnes magras e peixes: além do alto valor proteico, fornecem triptofano, importante na luta contra a depressão. Dessa maneira, invista em peixes como atum e salmão, que contêm ainda ômega-3.
  • Castanhas: fontes de selênio, um importante antioxidante. Pois, atua sobre sintomas de depressão e diminui efeitos do estresse. 
  • Banana: oferece boas quantidades de dopamina, o hormônio do prazer.
  • Chocolate amargo: impossível não lembrar dele quando se fala em melhora do humor. Contém magnésio, que reduz o estresse e relaxa o sistema nervoso.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva