Saúde das pernas: 4 cuidados essenciais

Saúde
22 de Março, 2023
Saúde das pernas: 4 cuidados essenciais

Quem não gostaria de exibir pernas lindas e livres de vasinhos em qualquer idade da vida? Esse é o desejo de quem sofre com as doenças vasculares nos membros inferiores. Os prejuízos da má circulação não são apenas estéticos, mas também prejudicam a saúde e o bem-estar. De acordo com os últimos dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 38% da população geral brasileira convive com varizes. Mas como manter a saúde das pernas em dia?

Leia mais: Como ganhar massa muscular nas pernas? Os 5 melhores exercícios

Dicas para manter a saúde das pernas

Segundo o Dr. Márcio Steinbruch, cirurgião vascular, alguns cuidados diários podem prevenir o surgimento de varizes e também impedir que a doença se agrave. Confira:

Dica 1: evite passar longos períodos na mesma posição

“Quando falamos do cuidado com a saúde vascular nos referimos, principalmente, sobre a boa circulação. E isso é fundamental para qualquer pessoa. Ajudar o corpo a ter uma boa circulação sanguínea significa ter mais disposição e mais longevidade. Para tanto, o primeiro cuidado deve ser evitar passar longos períodos na mesma posição. Isso prejudica o retorno venoso, o que causa inchaço e sobrecarrega todo o sistema circulatório. Então, fazer pausas durante o dia para se movimentar e manter uma rotina de exercícios físicos durante a semana é uma ótima conduta”, orientou.

Dica 2: pernas para o ar!

O segundo conselho é elevar as pernas a um nível acima do coração, de 15 a 20 minutos, pelo menos 3 vezes por dia. Esse hábito pode ajudar e muito a melhorar a circulação sanguínea, pois proporciona diversos benefícios para o corpo, como: alívio da sensação de cansaço nas pernas, a redução da retenção de líquidos nos membros inferiores, a redução da inflamação e prevenção de problemas cardiovasculares, além de auxiliar no relaxamento.

saúde das pernas

Dica 3: utilize roupas confortáveis

“A escolha da roupa, principalmente para as mulheres, é outro fator que pode interferir na saúde das pernas. As opções de roupas mais soltas e frescas são excelentes, principalmente durante o verão. Quando a paciente costuma usar roupas muito apertadas como cintas modeladoras e calças justas está prejudicando o retorno venoso e contribuindo lentamente para o surgimento de vasinhos. Então, vale ressaltar que os usos de meias compressivas são somente para pacientes com indicação médica e que as roupas justas se forem usadas ocasionalmente não causarão problemas”, esclareceu.

Dica 4 para a saúde das pernas: controle do peso

Por fim, sempre que o assunto é saúde, o peso corporal é um importante indicador. Por isso, para quem deseja manter a saúde das pernas em dia, a última dica é manter o peso dentro dos limites adequados para sua estatura e biótipo. Estar com sobrepeso ou obesidade significa ter gordura corporal em excesso, geralmente acumulada no abdômen e no quadril. Isso aumenta significativamente a pressão na região e dificulta o retorno venoso dos membros inferiores”.

Fonte: Dr. Márcio Steinbruch,  médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança

Efeitos da vacina de Covid
Saúde

Efeitos da vacina da Covid: primeiro grande estudo mostra resultados

Segundo estudo, os efeitos da vacina são menores do que a infecção pela doença

disuria
Saúde

Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar

O sintoma, popularmente chamado de dor ao urinar, pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal