Salicórnia: conheça tudo sobre a planta que substitui o sal

Alimentação Bem-estar
09 de Março, 2022
Salicórnia: conheça tudo sobre a planta que substitui o sal

Um tempero bem feito pode, muitas vezes, transformar o que um dia foi uma salada sem graça em um prato digno de chef. Em terra de lemon pepper e chimichurri, o velho sal fica um pouco para trás. Mas, apesar de não ser sofisticado, a verdade é que ele faz parte de muitos pratos e segue sendo um dos condimentos mais conhecidos. Entretanto, sal em excesso pode trazer diversos prejuízos para a saúde. Como alternativa, a salicórnia, planta que lembra o aspargo na aparência, se mostra uma ótima opção.

Conhecida como “asparagi di mare” na Itália, a salicórnia cresce naturalmente em áreas costeiras, como lagos e pântanos. Seus caules são os responsáveis por oferecer o sabor salgado, já que eles absorvem e armazenam o sal. Além disso, a planta também recolhe outras substâncias marinhas e, por isso, contém um alto valor nutricional.

A salicórnia também possui uma quantidade de sódio bem menor do que o sal tradicional. Assim, ela pode servir como um substituto mais saudável e nutritivo do ingrediente. Ela pode ser desidratada, usada no lugar do sal ou até consumida de forma mais natural. A planta carrega um leve sabor marinho e bastante crocância.

Leia também: Plantas que ajudam no crescimento dos cabelos

Além da salicórnia: conheça as PANC

Além da salicórnia, outras plantas também vêm ganhando fama. As PANC, plantas alimentícias não convencionais, reservam um alto valor nutricional.

A ora-pro-nóbis, por exemplo, é fonte de proteína e riquíssima em ferro. Ela pode ser ingerida junto com feijões e carnes. Já a peixinho é muito querida pelos vegetarianos e veganos. Ela tem um sabor que lembra os animais marítimos, e pode ser consumida à milanesa.

Atenção: Evite comprar ou colher uma planta sem ter certeza de que é uma PANC. Essa falta de informação pode trazer prejuízos para sua saúde, pois muitas espécies possuem toxinas que fazem mal ao organismo. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros