Cientistas criam “salada de outro mundo” para astronautas

Alimentação Bem-estar
28 de Março, 2023
Cientistas criam “salada de outro mundo” para astronautas

Você já parou para imaginar como deve ser a alimentação de astronautas que estão fora da Terra? Afinal, como eles conseguem obter todos os nutrientes necessários para o correto funcionamento de seus corpos? Tentando solucionar essa questão, um grupo de cientistas australianos desenvolveu a “salada de outro mundo”!

Trata-se de um prato com ingredientes estrategicamente selecionados. Para isso, os pesquisadores utilizaram as recomendações dietéticas para desbravadores do espaço publicadas em um estudo da NASA. Então, criaram um modelo computacional que prevê a melhor combinação de alimentos (todos à base de plantas, é claro).

Leia também: Veja versões mais saudáveis do cloud bread, moda do TikTok

A “salada espacial”, outro nome que o prato recebeu, contém soja, sementes de papoula, cevada, couve kale, amendoim, batata-doce e sementes de girassol. Ficou curioso? Saiba mais sobre a receita:

Afinal, de onde surgiu a ideia da “salada de outro mundo”?

A pesquisa faz parte de um programa da Universidade de Adelaide (Austrália) e da Universidade de Nottingham (Reino Unido), cujo objetivo é estudar temas como astrofarmácia, agricultura e pesquisa de alimentos.

“Simulamos uma mistura de seis a oito culturas que fornecem todos os nutrientes necessários a um astronauta, o que é diferente do que as pessoas precisam na Terra”, disse o principal autor do estudo Volker Hessel, professor da Universidade de Adelaide e diretor de pesquisa do Andy Thomas Center for Space Resources.

A equipe analisou mais de cem espécies de vegetais e cereais. “Embora existam dezenas de culturas que podem atender às necessidades de nutrientes de um astronauta, precisávamos encontrar aquelas que pudessem fornecer as calorias necessárias em porções menores e que pudessem ser cultivadas em um espaço pequeno”, ele complementou.

Mas é claro que os especialistas também utilizaram outros critérios para montar a “salada de outro mundo”. Por exemplo, a escolha dos ingredientes precisou ser restrita a apenas dez variedades (para facilitar as coisas). Além disso, as plantas deveriam oferecer a possibilidade de cultivo in situ (isto é, fora da Terra), usando sistemas de cultivo espacial, além de ocuparem uma área mínima. Por fim, os vegetais deveriam exigir poucos fertilizantes, e características como sabor, textura e frescor também foram consideradas.

Para testar a receita, quatro voluntários provaram o prato, e concluíram que “não se importariam de comer isso a semana toda como astronautas”. Agora, o próximo passo dos cientistas é projetar sistemas e componentes de agricultura espacial para atender às demandas desses profissionais em missões de longo prazo.

Confira, então, o vídeo da universidade com o resultado final:

Fonte: Site da Universidade de Adelaide.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!